Sexta, 19 Abril 2024

Dentro da política nacional de revitalização dos portos, o ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, esteve em Paranaguá no dia 3 de julho para anunciar uma nova poligonal para os portos paranaenses até o final deste ano. A declaração de Araújo foi durante a Reunião Preparatória para Revisão da Poligonal dos Portos de Paranaguá e Antonina, que ouvir a opinião de diferentes setores da sociedade: a população, os trabalhadores portuários, empresários locais e investidores.

Para o ministro, a revisão da poligonal dos portos paranaenses é necessária. Mas, antes disso, explicou a autoridade, "queremos ouvir todos os atores envolvidos de forma democrática para que a revisão seja adequada e participativa”. Araújo anunciou investimentos de R$1,8 bilhão na poligonal de Paranaguá, “essenciais para a economia do Paraná e do Brasil”. Segundo a assessoria, esses recursos fazem parte do bloco 2 do Programa de Investimento em Logística (PIL), que será efetivado no segundo semestre de 2016, com a previsão de seis novos arrendamentos de terminais em áreas públicos do porto de Paranaguá.

Somente para estes novos empreendimentos estão previstos - com os novos limites da poligonal – investimentos de R$ 8 bilhões, no futuro imediato, com a criação de 20 mil empregos diretos e indiretos em Paranaguá e nas demais cidades do Litoral. Na operação dos novos terminais são previstos 4 mil postos diretos de trabalho. Informou a assessoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, considerou a reunião importante para discutir o formato e os critérios dos cronogramas da SEP. “Hoje é um dia muito especial, em que podemos discutir o futuro dos portos do estado, bem como novos investimentos, geração de emprego e renda. Com esses recursos teremos mais cargas e mais navios em Paranaguá, o que gera um ciclo virtuoso positivo”, afirmou.

A revisão da poligonal dos portos paranaenses tem o objetivo de atender ao artigo 15 da nova Lei dos Portos 12.815/2013 para regulamentar a nova área para a exploração pela União dos portos e suas instalações, bem como atividades desempenhadas pelos operadores portuários. A legislação define como poligonais as áreas que compreendem as instalações portuárias e a infraestrutura de proteção e acesso aos portos.

Para o assessor técnico e econômico da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Nilson Camargo, o Paraná ainda discute a revisão da poligonal enquanto Santa Catarina tem cinco terminais portuários operando e acaba de receber licença para construir mais um terminal portuário. Para ele a revisão da área de abrangência vai desburocratizar o processo de investimento nos portos do Paraná.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome