A Brasil Terminal Portuário recebeu, na quarta-feira (8/7), o relatório final de auditoria ambiental independente para atendimento da resolução nº306 de 2002, estabelecida pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O resultado demonstrou que a Empresa está em total conformidade com a normativa do Ministério do Meio Ambiente.
Os requisitos integrantes da Conama 306/2002 englobam a avaliação dos sistemas de gestão e controle ambiental nos portos organizados e instalações portuárias do País, buscando o cumprimento das exigências previstas na licença de operação. Durante dois dias, a equipe de Meio Ambiente da BTP acompanhou toda a inspeção técnica realizada no terminal, e o encerramento foi feito no dia 30 de junho, na presença dos auditores responsáveis e executivos da Empresa.
Segundo o auditor Gabriel Lima, a Empresa foi muito bem avaliada em sua gestão ambiental e de segurança. "Reconhecidamente, de todos os terminais que temos visitado - de norte a sul do País - a BTP ocupa lugar de destaque. E percebe-se que ela cumpre a legislação não só por necessidade de atendimento às normas como também pelo perfil corporativo que, visivelmente, decidiu traçar", destaca o auditor.
Além dos mecanismos de controle ambiental do terminal, tais como monitoramento de águas superficiais, efluentes, resíduos e armazenamento adequado de cargas perigosas, os auditores avaliaram a aplicação dos princípios previstos na Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Companhia. Foram
identificados pontos de melhoria nos processos, que serão incorporados pelo terminal. Para a gerente de Meio Ambiente da BTP, Elisabete Ramos "A revisão periódica dos procedimentos internos é essencial para melhoria contínua dos nossos processos. Nesse sentido, a área de meio ambiente da BTP faz sua parte, garantindo um alto nível de disponibilidade e funcionamento dos seus sistemas de controle ambiental".
Para Antonio Passaro, diretor-presidente da BTP, as boas práticas apontadas nessa auditoria reafirmam o compromisso da BTP em atingir o mais alto nível de excelência na prestação de serviços portuários. "O resultado da auditoria mostra que estamos no caminho certo para a completa integração dos nossos sistemas de gestão. O próximo passo é o empenho de todo o time na busca das certificações de padrão internacional" garante o executivo.