Referência na operação de contêineres no Brasil, a prestadora de serviços portuários e logísticos completos Santos Brasil foi convidada pelo governo norte-americano, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), a participar da comitiva que fará uma visita técnica a portos locais, com foco em tecnologias para portos verdes e sustentáveis.
A visita será realizada entre os dias 12 e 22 de julho e vai percorrer os portos de Miami, Houston, Long Beach e Los Angeles. A agenda prevê palestras sobre temas como monitoramento da qualidade do ar, redução de emissões e eficiência energética de navios, além de encontros com representantes de empresas do setor. A Santos Brasil será representada no evento da USTDA pelo gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Hemerson Augusto Chiaradia Braga.
Com a responsabilidade ambiental e social entre os seus valores, a Santos Brasil desenvolve uma série de ações que buscam mitigar os impactos à natureza e melhorar a convivência com as comunidades do entorno. A companhia mantém ainda o monitoramento constante em suas operações do nível de emissões de gases causadores do efeito estufa. Atende a legislação tratando os efluentes de esgoto e físico químico, descartando os mesmos dentro dos padrões legais. E ainda está ampliando as instalações com novos tratamentos para reaproveitamento de água em vasos sanitários, jardins e lavagem de equipamentos.
Os terminais de contêineres em Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) recentemente foram certificados pela norma ISO 14001:2004, que avalia o sistema de gestão ambiental nas instalações. "A Santos Brasil busca superar as expectativas de seus clientes, por meio de uma gestão sustentável, garantindo o futuro bem-sucedido e perene que toda companhia deseja", reforça a gerente-executiva de Comunicação, Sustentabilidade e Inteligência Competitiva da Santos Brasil, Raquel Ogando.