Quinta, 25 Abril 2024

Para a operação na ferrovia Norte-Sul, a Brado fará um investimento inicial de R$ 150 milhões, oriundos de capital privado, através de acionistas da Companhia. Os recursos serão destinados à construção de um novo terminal em Imperatriz (MA) e à aquisição de vagões, contêineres e carretas. O valor total anunciado pela empresa para ser investido ao longo de cinco anos é de R$ 1,2 bilhão, conforme informou ao Portogente a assessoria da empresa. Hoje a Brado tem como acionistas a ALL, a BRZ Investimentos, a Deminvest, Dimitrios Markaki e o FI-FGTS.

Atualmente o transporte de mercadorias entre o norte do país e a principal região consumidora, São Paulo, se utiliza da cabotagem, atrativa pelo baixo custo, mas inviável para algumas cargas por levar cerca de 30 dias em trânsito. Outra opção é o transporte rodoviário, com trajetos médios de 15 dias, com alto custo logístico. A ferrovia apresenta uma alternativa intermediária, com redução de custo frente ao rodoviário e transit-time de 18 a 20 dias. “Nosso projeto na Norte-Sul visa melhorar o acesso e desenvolvimento de regiões muito carentes de logística, tanto para o comércio, como para a produção industrial”, avalia o presidente da Brado, Alan Fuchs. Segundo a assessoria essa redução de curso do frete reduz o custo sobre o produto, o que pode beneficiar toda a cadeia, até o consumidor final com um melhor preço das mercadorias.

A operação começará em 2016 porque é preciso ainda comprar os ativos, construir terminal, e estruturar a empresa para esta nova atuação, além de que aguarda a habilitação da ANTT de OFI – Operador Intermodal Ferroviário, para operar em malhas ferroviárias que não estão sob sua concessão. Para a fase inicial o plano é movimentar 14 mil contêineres na Norte-Sul. A previsão para 2018 é conquistar aproximadamente 25% do mercado de transporte de cargas, com 37 mil contêineres/ano neste trecho.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome