A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) realizou, no dia 25 último, audiência pública com o objetivo de discutir a construção do Berço 04 do Porto de Natal, atracadouro para pesca artesanal e sistema de proteção contra colisões dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro. O Berço 04 alinhado ao de número 3 permitirá que o Porto de Natal tenha um cais com 360 metros contínuo, permitindo o atendimento de embarcações modernas.
Leia também
Futuro promissor para os portos do Norte-Nordeste
O Plano de Modernização Portuária (PMA) foi apresentado na audiência pública por Valdenor Júnior, engenheiro da companhia. “Através do estudo sobre as demandas futuras e dos dados físicos da região portuária do Porto de Natal, foi possível criar um plano de modernização portuária, permitindo assim que a nova demanda de navios possa atracar na região, aumentando sua eficiência de trabalho”, explica Júnior.
No PMA estão incluídos o seguinte conjunto de obras: construção do Berço 4; construção da retroárea, atrás do Berço 4; cortina de contenção dos Berços 1, 2e 3, para aumento do calado nas áreas de atracação; edificações na área da retroárea do Berço4; edificações na área externa ao terminal portuário; sistemas/redes na retroárea; sistemas/redes na área externa (iluminação, energia, água potável, incêndio); atracadouro para embarcações da pesca artesanal; sistema de Defensas dos pilares centrais e secundários da Ponte Newton Navarro.