A Secretaria de Aviação Civil emitiu nota, no dia 12 último, sobre as medidas de reestruturação da Infraero anunciadas pelo ministro da Aviação, Eliseu Padilha, em entrevista à Câmara dos Deputados.
As medidas preveem , dentre outras, a criação de três subsidiárias da Infraero com o objetivo de permitir que a empresa possa ter foco exclusivo na sua atividade principal, que é a de administrar aeroportos.
As medidas visam dotar a empresa de melhores condições gerenciais e financeiras, afetadas pela recente concessão de aeroportos à iniciativa privada, para, com qualidade, continuar operando os 60 aeroportos sob sua responsabilidade.
As subsidiárias em estudo são: a Infraero Serviços, a ser criada em parceria com um sócio internacional, que tem como objetivo a busca de novos negócios nos mercados doméstico e internacional; a Infraero Participações que seria responsável pela gestão das participações da empresa nas sociedades de propósito específico que administram aeroportos concedidos ao setor privado; e a terceira, ainda em estudo preliminar, prevê a separação do negócio de navegação aérea para uma empresa própria.
As medidas almejam melhorar o resultado da empresa e aproveitar sua mão de obra de alta qualidade disponível após a concessão de alguns de seus principais aeroportos.