Recordes de movimentação de cargas nos portos nacionais não são obras do acaso nem de milagres. Recurso público, e privado, bem utilizado sempre significará retornos positivos para um país. Não foi diferente com os investimentos públicos e privados realizados, nos últimos anos, nos portos da Bahia. Segundo dados da Secretaria de Portos (SEP), a movimentação de cargas nos portos baianos bateu recorde em 2014, com destaque para o de Aratu, que movimentou um total recorde superior a 6,4 milhões de toneladas, num crescimento de 11,5% em relação a 2013; Salvador alcançou mais de 4 milhões de toneladas, 9,7% a mais ante 2013, e Ilhéus movimentou 506 mil toneladas, registrando crescimento de 27,8%.
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“Atingimos esse resultado, porque adotamos uma política de atuação conjunta do poder público e a iniciativa privada em defesa do segmento portuário baiano. Ao mesmo tempo, nos portos públicos, desenvolvemos uma estratégia comercial agressiva, que nos possibilitou atrair para a Bahia a produção de outros estados e a diversificação dos produtos da nossa pauta de operação” explicou o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem promovido importantes investimentos no setor portuário brasileiro. Em Salvador, por exemplo, o PAC investiu R$ 980 milhões desde 2009, para empreendimentos como a construção da Via Expressa, e a dragagem e ampliação do quebra-mar.
“Os investimentos realizados tornaram o Porto de Salvador atrativo e competitivo, eliminado por completo o tempo de espera para atracação, além da maior agilidade na operação, em função da modernização dos seus equipamentos”, disse Rebouças.
Do total investido no porto de Salvador, R$ 800 milhões são do setor público, incluindo R$ 450 milhões para a Via Expressa, R$ 100 milhões da dragagem e R$ 98 milhões para a obra de ampliação do quebra-mar, já licitada e com início previsto para março de 2015.
* Foto da home é Divulgação/PAC