Segunda, 29 Abril 2024

A Archer Daniels Midland Company (ADM) anunciou, nesta terça-feira (3/02), que chegou a um acordo para vender à Glencore PLC 50% da participação no seu terminal de exportação de Barcarena, situado no estado do Pará, região norte do Brasil. A joint venture ADM-Glencore, que possuirá e operará a instalação após a transação, planeja quadruplicar a capacidade do terminal de 1,5 milhão de toneladas para 6 milhões de toneladas. 

Leia também
Terminal no Pará é o primeiro a operar dentro da nova lei dos portos

“A ADM continua tomando providências para melhorar nossos retornos sobre o capital investido”, disse o CEO da ADM, Juan Luciano. “Uma das formas que estamos executando isso é por meio de uma abordagem asset-light quando faz sentido. Este acordo quadruplicará a capacidade e aumentará a utilização desta instalação portuária, estrategicamente localizada para ambos, melhorando a capacidade de atender o crescente setor agrícola do Brasil. Ao compartilhar o investimento com um parceiro, somos capazes de fazer tudo isso de uma forma eficiente do ponto de vista de custo e capital.” 

Além de sua capacidade aumentada, o terminal expandido será capaz de receber navios Panamax maiores, permitindo que os parceiros da joint venture conectem mercados globais com maior eficiência. 

“O terminal de Barcarena continuará sendo um componente vital da nossa rede de logística brasileira, disse Valmor Schaffer, presidente da ADM América do Sul. “A produção agrícola está se expandindo rapidamente no norte e no oeste do Brasil, e o terminal de Barcarena está muito bem posicionado para capitalizar sobre esse crescimento. Quadruplicando a capacidade do terminal, estamos também expandindo a nossa capacidade de atender os que também crescem no Brasil, e atender as necessidades dos clientes, aqui e também na Europa, Ásia e outros mercados globais-chaves.” 

A transação, que está dependendo de aprovações regulatórias, tem sua conclusão esperada para o primeiro semestre deste ano.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome