A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou, no dia 29 último, os dados estatísticos consolidados sobre a movimentação do setor no ano de 2014. Edmar Bull, presidente da entidade, acompanhado de Gervasio Tanabe, diretor-executivo e de representantes do Conselho de Administração, Rubens Schwartzmann, Luís Vabo e Marcos Balsamão, apresentaram os dados à imprensa.
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Setor aéreo
A pesquisa, realizada em parceria com as 30 agências de viagens associadas à entidade, registrou crescimento de 14,5% nos principais segmentos da indústria de viagens. No total, estas empresas emitiram 13,1 milhões de bilhetes aéreos para viagens nacionais e internacionais e estiveram diretamente envolvidas em 9,3 milhões de room nights e em 1,4 milhões de locações de veículos. "Os números apresentados na pesquisa mostram que, mesmo em períodos de incerteza, como foi 2014 com a Copa do Mundo e as Eleições, há espaço para crescer e o setor de viagens corporativas tem contribuído bastante para isso", avalia Bull.
Companhias aéreas
O setor aéreo nacional movimentou, em 2014, mais de R$ 6,5 bilhões, o que representa um incremento de 22% se comparado ao verificado em 2013. A companhia aérea TAM, com um acumulado de R$ 2,15 bilhão, se destacou, respondendo por 32% das vendas da Abracorp. Em segundo lugar aparece a Gol Linhas Aéreas, empresa que, apesar do market share menor, de 31% no doméstico, registrou aumento na comercialização de bilhetes, que saltou de R$ 1,7 bilhão (2013) para R$ 2,0 bilhão (2014).
Como resultado da variação de 5,1% no valor médio praticado pelas companhias aéreas, a tarifa aplicada no mercado no ano passado foi de R$ 571. Entre as maiores do setor, a Avianca trabalhou com o valor mais baixo (R$ 482) e a TAM com o mais alto (R$613).
No cenário das viagens aéreas internacionais, a Etihad foi a aérea que mais cresceu, atingindo 1,4% de participação. A liderança ficou com a TAM (16,1%), seguida por American Airlines (13,6%), Air France (8,2%), Lufthansa e TAP (6,7% cada). As nacionais TAM e Gol também aumentaram suas vendas no internacional, crescendo 20% e 40%, respectivamente.
De acordo com o estudo, o segmento aéreo internacional como um todo obteve incremento de 24,9%, acumulando R$ 4,7 bilhões ao longo do ano.
Destinos mais procurados
A coleta de informações com as associadas à Abracorp resultou em um ranking dos destinos mais procurados no setor de viagens corporativas. Juntas, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representam 49% da preferência dos viajantes. Em seguida aparecem Brasília (10%), Belo Horizonte (8%), Salvador (7%), Porto Alegre (6%), Curitiba (5%), Recife (5%) , Campinas (4%) e Fortaleza (3%). Observa-se que 10 cidades representaram 97% dos destinos nacionais.
No exterior, o destaque vai para as cidades de Miami (12%), Orlando (11%) e Nova Iorque (10%), nos Estados Unidos. Completam a relação Buenos Aires (18%), Paris (9%), Londres (6%), Santiago (5%), Lisboa (5%), Roma (4%), Las Vegas (3%), Bogotá (2%), Cidade do México (2%) e Milão (2%). Cidades dos Estados Unidos representaram 38% dos destinos internacionais.