Sábado, 27 Abril 2024

A operadora Sem Parar tem até o dia 30 de outubro de 2015 para trocar seus tags gratuitamente por um de tecnologia mais moderna para mais de dois milhões de seus usuários das rodovias paulistas que fazem o pagamento de pedágio. A empresa deve comunicar aos usuários o cronograma e procedimento para substituição gradativa do equipamento. O prazo para troca terminava no dia 7 de novembro desse ano, mas a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) estendeu o cronograma para não prejudicar os motoristas.

A troca do tag modelo 5,8 Ghz para um de 915 Mhz é importante para modernizar e ampliar o serviço de pagamento eletrônico de pedágio. O modelo anterior entrou no mercado paulista há mais de 15 anos. A adoção do sistema de 915 MHz utilizou como base o tag estipulado em resolução federal para o Siniav, porém o Estado de São Paulo foi pioneiro no desenvolvimento e ampla adoção do novo modelo nas rodovias paulistas. Isso viabilizou a implantação do Sistema Ponto a Ponto de cobrança de pedágio por trecho percorrido, modelo que reduz os custos com pedágio principalmente para usuários que viajam pequenas distâncias.

A ampliação do prazo foi necessária frente aos desafios que as empresas que fornecem o aparelho tiveram para atender a grande demanda por tags de 915 MHz, mais eficientes e, principalmente, mais baratos para o consumidor. A comercialização dos tags de 5,8 Ghz já está proibida em São Paulo desde de março de 2013.

A migração passou a valer após a Secretaria de Logística e Transportes ter assinado resolução no final de 2011 que permitiu a abertura no mercado de pedagiamento eletrônico. Três novas operadoras já foram homologadas oferecendo planos mais baratos e novas formas de pagamento. As 19 concessionárias de rodovias paulistas cumpriram o prazo estipulado para a adequação das antenas das praças de pedágio – 100% da malha paulista já faz a leitura dos novos tags. A medida é parte de uma política de transporte público do governo estadual que tem como objetivo facilitar a vida dos usuários de rodovias, baixar os custos de transporte e torná-lo mais eficiente e mais seguro.

A mesma tecnologia de pedágio do Governo do Estado de São Paulo foi adotada pela ANTT nas rodovias federais e pela AGEPAR para as rodovias estaduais do Paraná. Dessa forma, a inovação e pioneirismo do Estado permite que os usuários das rodovias cada vez mais ganhem com qualidade e abrangência de serviços através da competição e preços menores.

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