A Alstom, finalizou, na última semana, a entrega, para a concessionária SuperVia, dos trens que integram o projeto de modernização do sistema ferroviário do Estado do Rio de Janeiro. No início de setembro, o penúltimo trem entrou em operação e, em outubro, o décimo e último trem do projeto começou a operar.
As linhas da SuperVia recebem cerca de 620 mil passageiros por dia e os trens Metropolis possuem estrutura para transportar 2.400 pessoas. As composições contam com oito carros cada, sistema completo de ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, tecnologia que não permite a abertura de portas durante as viagens, TVs e painéis de LED.
O contrato da Alstom com a SuperVia foi assinado em 2012 na intenção de antecipar a compra de novos trens, inicialmente prevista entre 2017 e 2020, e faz parte de um programa de investimentos da concessionária em parceria com o Governo do Estado, que aplica R$ 3,3 bilhões na revitalização do sistema ferroviário de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Os projetos de mobilidade urbana desenvolvidos pela Alstom poderão ser conferidos na NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos, principal encontro metroferroviário latino americano, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento atua como plataforma para geração de negócios e reúne os principais players do mercado com o objetivo de estreitar o relacionamento e favorecer discussões em torno do potencial da cadeia produtiva. Os interessados em visitar a feira podem realizar seu credenciamento pelo site.