Sexta, 29 Março 2024

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, visitou nesta sexta-feira (20) o Porto de Piraeus (Pireu, em português), o maior da Grécia, país no qual a China tem feito grandes investimentos. A empresa chinesa Cosco tem uma concessão para operar dois dos três terminais de contêineres em Piraeus, com a esperança de que pode transformar o território grego em um centro de transporte regional na Europa.

"O Porto de Piraeus pode se tornar a porta de entrada da China na Europa", disse Li. "O Porto de Piraeus é como a pérola do Mediterrâneo".

O primeiro-ministro e seu colega grego, Antonis Samaras, inauguraram uma ligação ferroviária para transporte de mercadorias a partir do terminal da Cosco para a Europa Central. 80% das importações e exportações da China com a Europa é feito por mar e o uso de Piraeus tem reduzido a média da viagem através do Canal de Suez de 7 a 11 dias. Li acrescentou, ainda, que o projeto da Cosco criou milhares de postos de trabalho para os gregos, uma população que muito tem sofrido com a crise econômica na Europa.

O primeiro-ministro grego, por sua vez, disse que a China vem mostrando interesse em novos investimentos no país, inclusive nos aeroportos internacionais em Atenas e no sul da ilha de Creta. A Grécia, lutando para terminar uma profunda recessão e dependente de empréstimos de resgate internacionais desde meados de 2010, está desesperada para atrair esse tipo de investimentos.

Com informações da Associated Press.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome