A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego divulgou nesta sexta-feira que foram interditadas oito empilhadeiras de grande porte do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, empreendimento administrado pela empresa Wilson,Sons. O motivo é o grande risco de acidentes de trabalho com morte ou com lesões graves. No último dia 25 de janeiro, um trabalhador estava dentro da cabine de um caminhão e morreu tragicamente ao ser atingido por um contêiner que se desprendeu da empilhadeira.
De acordo com a Coordenação Regional da Inspeção do Trabalho Portuário e Aquaviário (Coritpa), os equipamentos não são dotados de dispositivos de segurança essenciais para evitar riscos inerentes às operações portuárias. Entre as irregularidades identificadas, a fiscalização ainda observou que os manuais com as informações para manuseio das máquinas estavam somente no idioma inglês.
Foto: www.bocaonews.com.br
Terminal terá que lidar com alternativas aos oito equipamentos interditados
O retorno das atividades só será autorizado depois que a empresa responsável adotar medidas que deixem o manuseio da máquina mais seguro para os trabalhadores.
Com informações do G1 Bahia.