Quinta, 25 Abril 2024

O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou os primeiros estudos de viabilidade técnica de trechos ferroviários que compõem o Projeto Trens Regionais do Governo Federal. Os estudos englobam a retomada das atividades do trem que liga Caxias do Sul a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e a linha regional entre Londrina e Maringá, no Paraná.

Leia também
* Europa interliga principais cidades com trem regional
* Setor ferroviário e projeto do trem-bala em debate na Câmara

As duas ações são as primeiras de 14 que integram o Projeto Trens Regionais. Até 30 de abril, ambos estarão em fase de consulta pública. Qualquer cidadão pode mandar sugestões para o transporte de passageiros no trem de média velocidade.

Para o trecho gaúcho, o cálculo é de que sejam necessários investimentos de R$ 156,1 milhões, incluindo paradas nos importantes municípios de Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi. O trecho totalizará 65 quilômetros e poderá beneficiar quase um milhão de pessoas.

Foto: Secretaria de Turismo do RS

Passeio turístico de trem à vapor é atração no interior gaúcho

Os veículos devem atingir velocidade máxima de 120 km/h, contra 40 km/h dos vagões antigos. A ideia é aproveitar os trechos das antigas ferrovias de cargas e fazer as devidas adequações. No âmbito financeiro, a modelagem do negócio pode ocorrer via Parceria Público Privada (PPP) ou por meio de concessão à iniciativa privada por um determinado período.

Com informações no Jornal do Comércio (RS).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome