No primeiro dia da feira Intermodal South America, a principal do setor logístico na América Latina, vários portos brasileiros aproveitaram a qualificada presença de autoridades, empresários, investidores e profissionais de imprensa para anunciar projetos e planos de negócios.
Foto: Bruno Merlin/Portogente
Estande do Porto do Itaqui, no Maranhão, disponibiliza grande
monitor com detalhes sobre as instalações portuárias locais
O Porto do Itaqui, no Maranhão, revelou os seus dois próximos focos de negócios: a instalação de um terminal de fertilizantes e o início das operações com celulose. A expectativa de entrada em funcionamento do terminal é entre 2015 e 2016 e a implementação se dará nos mesmos moldes do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
Por sua vez, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) calcula investir até o final de 2014, somente com recursos próprios, cerca de 400 milhões em melhorias estruturais dos portos. Entre os principais projetos em andamento está a remodelação do Corredor de Exportação, incluindo a aquisição de novas balanças e novos shiploaders.
O Complexo Industrial Portuário de Suape tenta vender a imagem de hub port e anunciou a construção de um novo pátio de veículos. Está prevista, também, a instalação de novos terminais: um para granéis sólidos, outro para açúcar e um novo para contêineres.