Quinta, 25 Abril 2024

Na segunda parte da entrevista exclusiva que o diretor de Infraestrutura da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), Hugo Amboss, concedeu ao Portogente predomina a indefinição que a atividade portuária capixaba enfrentará a partir de 2013, quando a chamada “Guerra dos Portos” estará oficialmente extinta, sem concessão de benefícios tributários para investidores.

Leia também
* Parte 1 - Diretor da Codesa exalta Porto Sem Papel e espera melhorar segurança do canal de acesso após dragagem

Além de participar de eventos para atrair novos operadores para o Porto de Vitória, a Codesa aposta nas atividades de apoio à exploração de petróleo, em grande crescimento na região Sudeste. São muitas as oportunidades de negócio, de acordo com Amboss. “Embarque e desembarque de pessoas que vão atuar nas plataformas, toda essa parte de rancho e de equipamentos, de cargas e projetos que são usadas nas plataformas”.

Portogente - A partir de 2013, termina a chamada “Guerra dos Portos”. O que a Codesa planeja para aumentar a movimentação de cargas no Porto de Vitória?
Hugo Amboss
- Aqui no Espírito Santo há um incentivo tributário chamado Fundap, que em função de uma legislação que foi alterada, deixará de existir em janeiro. E o que a gente sabe é que o Governo do Estado está buscando alternativas para que a gente possa criar uma sustentação nessa atividade portuária. Particularmente na Codesa, estamos participando de eventos e buscando atrair outros clientes para operar no Porto. E, como temos uma atividade que está em ritmo de crescimento na área do offshore, em função da indústria do petróleo, a gente acredita que conseguirá administrar essa situação a partir de janeiro.

Portogente - De que forma a área de apoio offshore tem ajudado?
Amboss
- Nos últimos anos [a demanda] aumentou bastante em função da indústria do petróleo, que tem crescido muito na região Sudeste. E o Porto de Vitória, por ser um porto natural, totalmente abrigado, oferece boas condições para que essa movimentação seja realizada. Sem falar que o pré-sal começou a ser explorado e tem uma perspectiva muito grande para os próximos anos e o Porto tem feito vários investimentos. Estamos com recursos da ordem de R$ 500 milhões do Governo Federal que a Secretaria de Portos colocou aqui. E estamos tocando não só a obra de dragagem, como a obra de ampliação do cais comercial, do porto de águas profundas, que está com o projeto em andamento, justamente para melhorar as condições de infraestrutura portuária e preparar o estado para esse novo desafio no ano que vem.

Portogente - Que tipo de carga é movimentada em função do pré-sal?
Amboss
- A indústria do petróleo utiliza o Porto muito para essa parte de sustentação de atividades acessórias. Embarque e desembarque de pessoas que vão atuar nas plataformas, toda essa parte de rancho e de equipamentos, de cargas e projetos que são usadas nas plataformas. Em Vitória, temos duas indústrias que produzem toda essa parte de tubulação que são usadas nas plataformas. Acabou uma coisa agregando valor à outra e gerando mais negócios.

* Parte 3 - Porto de águas profundas terá local definido e ganhará forma até o fim do ano

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome