O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o presidente-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Viera da Cunha Filho, assinaram na última terça-feira (28) um protocolo de intenções que prevê a criação de um banco com informações unificadas sobre a área de transporte no Brasil. O acordo foi firmado durante o 26º Seminário Nacional da NTU.
Foto: Bruno Merlin/Portogente
Transporte ainda carece de melhores tarifas
e de maior eficiência em todo o País
“O que pretendemos é reunir dados gerais sobre o setor com informações estratégicas, por exemplo, sobre número de passageiros transportados, quantidade de quilômetros percorridos e o tamanho da frota”, explicou Cunha à Agência CNT de Notícias. Segundo ele, o objetivo é reunir todas as estatísticas em uma única plataforma.
“As informações entre entidades como a NTU, Ipea [Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada], ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e o Ministério das Cidades são muito dispersas. Isso é uma dificuldade quando temos que tratar algum assunto com o governo federal, gera falta de credibilidade”, justificou o dirigente da NTU.
De acordo com o empresário, o trabalho deve ser feito em conjunto com instituições como a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Ministério dos Transportes. Cunha disse que o próximo passo é elaborar estratégias para definir como o banco será elaborado. “É muito interessante juntarmos esses conhecimentos”, avaliou.
Fonte: Agência CNT de Notícias