Sábado, 20 Abril 2024

A movimentação de grandes equipamentos sempre chama atenção por onde passa. Foi o que aconteceu no transporte de grandes geradores eólicos do Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, até Novo Hamburgo. Os geradores vieram de Busan, na Coréia do Sul, e são máquinas capazes de transformar a energia cinética dos ventos em energia elétrica.

Foto: Fiorde

Grandes equipamentos exigem boa capacidadede mobilização

Segundo o vice-presidente da Fiorde, empresa responsável pela logística da carga, engenheiro eletrônico Mauro Lourenço Dias, o descarregamento e o transporte das peças exigiram o estabelecimento de um esquema logístico prévio no período noturno para evitar problemas no trânsito. “Numa primeira etapa, chegaram três geradores eólicos e, em seguida, mais quatro, exigindo a colaboração estreita das autoridades responsáveis pelo trânsito em rodovias e na zona urbana, com a participação de batedores”, explicou.

Professor de pós-graduação em Transporte e Logística da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dias explicou que a energia cinética é convertida em energia mecânica rotacional pela turbina eólica. “Essa energia mecânica é transmitida pelo eixo por meio de uma caixa de engrenagens ou diretamente ao gerador, que realiza a conversão eletro-mecânica, produzindo energia elétrica”.

O engenheiro acrescentou que a energia elétrica gerada pode ser injetada diretamente na rede elétrica convencional (normalmente aerogeradores  de grande porte)  ou  utilizada em  sistemas isolados – eletrificação rural (geralmente  aerogeradores  de pequeno porte). “Trata-se de uma energia que oferece sustentabilidade, pois é limpa e barata e, em breve, passará à frente da energia nuclear no mundo”, previu.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome