Quinta, 28 Março 2024

Por Rogério Centofanti

A CPTM deve estar tentando alcançar algum recorde. Dois acidentes em menos de uma semana, nos quais dois trens da empresa, em diferentes datas e locais, ceifam vidas de cinco pessoas nas linhas, além de deixarem uma ferida? Tem coisa errada.

No primeiro acidente, a assessoria de imprensa da CPTM não teve dúvida: antes mesmo de qualquer apuração, correu para identificar os culpados. Quem? Os mortos, naturalmente, pois estavam sem coletes e andavam pelos trilhos. Estivessem sem os tais coletes, e resta saber por que estavam sem eles. Estivessem com coletes, e resta saber se isso impediria o impacto. Certamente andavam pelos trilhos – pois apenas assim poderiam ser colhidas pelo trem –, mas resta saber por que faziam isso. Fossem os mortos apenas andarilhos, e as coisas caberiam dentro do entendimento até mesmo de um leigo. O problema é que eram todos profissionais de ferrovia, e alguns deles com boa janela de profissão. Seriam todos negligentes? Seriam todos suicidas? Difícil de aceitar essa possibilidade. Sendo assim, resta imaginar que tem coisa errada no reino da CPTM.

No segundo acidente, a assessoria de imprensa da CPTM mostrou-se mais cautelosa: lamentou o ocorrido e diz que vai apurar os fatos. Claro que vai apurar, pois obrigada, assim como a polícia e demais órgãos competentes dos poderes públicos. Disse o óbvio, portanto. Não lamentou, porém, o primeiro acidente. Desta vez morreram dois engenheiros ferroviários da CPTM, com muitos anos de casa. Ao que parece também estavam nos trilhos. Mais negligentes ou suicidas? O que “parece” não ter acontecido em nenhum dos dois acidentes? Os maquinistas (talvez com raiva de engenheiros) terem desviado os trens dos trilhos com a intenção de atropelar as vítimas. Poderiam ter esse desejo? Talvez - no campo das vicissitudes humanas -, mas não teriam condições materiais para tanto, pois trens não saem dos trilhos por mero desejo do maquinista.

Retirando a hipótese de um monte de negligentes ou suicidas fazerem parte do corpo da CPTM, da CAF ou de prestadoras de serviços, resta a hipótese de negligentes em outras áreas da CPTM, da CAF ou das prestadoras de serviços. Talvez sejam todos negligentes.

Sei que não é boa hora para brincar neste estilo irônico, mas é boa hora para registrar o evidente: tem algo de podre no reino da CPTM, e vai muito, mas muito além de alguns coletes...

Parece que passou da hora de o Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, da Promotoria Pública, da Polícia e de quem mais possa responder direta e indiretamente pela segurança dos cidadãos, olharem mais de perto o que acontece dentro da CPTM. Tem algo de podre no reino da CPTM.

(*) Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana - São Paulo TREM Jeito

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome