Logística é muito associada a cargas, mas para seu melhor entendimento pode ser partir das experiências pessoais.
Você pensa que pouco tem a ver com logística? Ledo engano. Você usa logística todos os dias.
Você usa logística sempre que se movimenta, sempre que pensa em como se movimentar de um lugar a outro, onde vai primeiro, onde vai depois.
Você usa logística quando resolve como vai, de onde está até onde quer chegar: com a escolha do meio de locomoção, horário, itinerários, etc.
Pode fazer automaticamente, sem pensar antes, sem se informar antes e sair "por aí". Pode-se dizer que você executa uma logística não planejada e aí pode enfrentar congestionamentos, dificuldade de obtenção de transportes, filas, etc.
Pode pensar antes, se informar, mas isso não assegura que na realidade enfrente situações diversas das previstas.
Foto: Diário de Petrópolis
O pensamento logístico envolve toda movimentação desde o ponto inicial (a sua origem) até onde quer chegar (destino final), passando por pontos intermediários. Logística, nesse sentido, está vinculado a viagem. Quando se fala em viagem, logo se pensa em viagem de longa distância, de uma cidade a outra ou para outro país. Mas viagem é toda movimentação, que pode ser associada a vias externas. Ou seja, você se movimenta dentro de casa, mas isso não representa uma viagem. Mas quando você sai de casa para o trabalho faz uma viagem. A menos que você trabalhe dentro da mesma casa em que mora.
Quando você faz uma viagem de casa até o trabalho, para uma aula, para uma consulta ou para uma compra quanto tempo você gasta? A que custo?
Em geral, não se pensa, não se calcula: leva tanto tempo quanto levar e custa o quanto custar.
Continua no próximo artigo.