Sexta, 19 Abril 2024

A exigência da FIFA em suspender a meia-entrada para os jogos da Copa do Mundo de Futebol no Brasil e a resistência do Governo Federal em atender a exigência, na Lei Geral da Copa, traz a tona à discussão sobre a meia-entrada em relação a todos os segmentos da sociedade.

A FIFA alega que terá um prejuizo bilionário se ceder a meia-entrada para os idosos e estudantes. E que, por ser um evento pontual, temporário, mas de grande importância para o País, deveria ser aberta a exceção.

Como a maior parte dos ingressos será vendida no exterior, uma primeira dúvida é se o direito da meia-entrada se estende aos idosos estrangeiros. E se os estudantes estrangeiros que não têm a "carteirinha da UNE" terão o benefício. Se for aplicada apenas aos ingressos vendidos no Brasil, a eventual perda da FIFA não será nem milionário.

Ressalte-se ainda que a renda dos ingressos é a parte menor das receitas da FIFA com a Copa 2014. As principais receitas são da venda dos direitos de televisionamento e dos patrocínios. A entidade inflaciona as supostas perdas para pressionar o País.

Deixa velada a ameaça de transferir a Copa 2014 do Brasil, caso as suas exigências não sejam aceitas. A indagação é se ela ainda tem tempo para mudar? E que país desenvolvido aceitaria receber, diante da crise econômica que enfrentam. O governo pode se interessar, mas a respectiva sociedade aceitaria?

Qual é a sua opinião a respeito?:

* O Governo não deve ceder, até porque a Lei Geral da Copa não pode alterar o Código do Consumidor ou o Estatuto do Idoso;

* O Governo deve garantir o direito de meia-entrada para os idosos, mas compensar a eventual perda de receita da FIFA, pagando a diferença com verba pública;

* Deve buscar uma solução conciliatória, mantendo a meia-entrada, mas a partir de cotas pré-determinadas.

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Resultado da enquete da última semana
De quem é a responsabilidade do engavetamento na Rodovia dos Imigrantes, que envolveu 300 veículos no último mês de setembro?

* 45,4% - Ecovias, pois a concessionária tem obrigação de garantir segurança na estrada
* 18,1% - Artesp, que tem por obrigação garantir aos usuários uma viagem segura
* 18,1% - Os próprios motoristas (questão adicionada por internautas)
* 18,1% - Acidentados, que não tomaram cuidado com a pista com baixa visibilidade

Comentários
Silvio Dos Santos
Para mim cada um tem uma parcela de culpa. A Ecovias por ter liberado o tráfego em condições tão adversas, apesar de não ter operação comboio para a subida. A Artesp que deveria prever a operação de comboio também para a subida, talvez parando o fluxo na praça de pesagem da pista ascendente da Imigrantes. Finalmente, uma parcela dos usuários, eu diria 10%, que são aqueles que sempre trafegam acima da velocidade, são recordistas de multas e provocam os acidentes sempre envolvendo inocentes.

Sergio Ricardo Gomes Machado · Respondeu OS PROPRIOS MOTORISTAS
Porque se contarmos com a Ecovias vai morrer mais gente, porque subo e desço quase todos os dias e eles so fazem comboio quando querem

Fabio Verna Felix · Respondeu Acidentados, que não tomaram cuidado com a pista com baixa visibilidade
Alguns usuários são muito imprudentes e nao tomam os cuidados necessários, devem ser responsabilizados, a frota de veiculos bem renovada porem muitos carros em pessimas situações mecânicas.

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