Há duas semanas ocorreu um engavetamento monstro na Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo à Baixada Santista, envolvendo cerca de 300 veículos. Muitos dos veículos tiveram perda total e o acidente resultou em vários feridos e uma vítima fatal.
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Foi na faixa ascendente com forte neblina, com visibilidade praticamente nula e sem operação especial, que é realizada somente na descida e em situações de baixa visibilidade.
A Ecovias se justifica afirmando que não organiza comboios na pista ascendente porque os riscos de colisão e engavetamento são baixos não vendo necessidade de realizá-los.
A Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) diz que a responsabilidade não é sua, porque fiscaliza a sinalização que estava em ordem.
A seu ver de quem é a responsabilidade?
Da Ecovias
A concessionária tem a obrigação de garantir uma viagem segura e confortável aos usuários tendo como contrapartida a cobrança de pedágio. Se ela, por medida de economia, não promove o comboio na subida está correndo o risco de ocorrência de acidentes (ainda que considere remota) e por essa razão deverá indenizar os usuários que tiveram o seu carro danificado.
Da Artesp
A Agência Reguladora tem por obrigação precípua garantir aos usuários o direito de uma viagem confortável e segura. Cabia a ela determinar a adoção de operações especiais, como os comboios, não podendo deixar a sua realização ou não a critério da concessionária. Ao não determinar as normas operacionais corretas, o Estado deverá responder pelos danos decorrentes de sua omissão.
Dos próprios acidentados
Não tomaram os devidos cuidados com a pista com baixa visibilidade, desatendendo à sinalização.
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Resultado da enquete da última semana
Inevitavelmente, a discussão sobre o que é mais importante - o porto ou a cidade - nos municípios portuários vem à tona. Escolha a opção abaixo que mais se aproxima de sua opinião.
* 50% - Porto cidade: se a cidade estrangular o porto, o município irá à decadência
* 22,2% - O ideal é a integração baseada na sustentabilidade
* 16,6% - Cidade porto: o porto não pode ser uma restrição ao desenvolvimento da cidade
* 11,1% - Outras respostas
Comentários
Iris Geiger · Respondeu Porto cidade, o ideal é a integração, baseada na sustentabilidade
Cidade-sede metropolitana e o maior porto da América Latina devem ser parceiros de desenvolvimento e qualidade de vida.
Carla Diéguez · Respondeu Cidade porto - o porto não pode ser uma restrição ao desenvolvimento da cidade
Nos termos colocados pelo debate, concordo que cidade e porto devem atuar conjuntamente, mas nenhum dos dois entes pode atrapalhar o desenvolvimento do outro. È importante ser um porto que tem uma cidade, mas também uma cidade que tem um porto. E viver apenas dele, pode causar problemas, pois se a atividade portuária entrar em decadência ou passar por crise, como vimos em Santos nos anos 1990, a cidade pode sofrer as consequência.
Sergio Santos
Uma cidade não poderia ter desenvolvimento sem trabalho, sem empregos, sem consumidores movimentando o comércio.