Portogente - Nome?
Fábio Mello Fontes

Portogente – Idade?
Fontes – 64 anos

Portogente – Cidade onde nasceu?
Fontes - Santos -SP

Portogente – Profissão?
Fontes - Oficial de Náutica da Marinha Mercante e prático do Porto de Santos e São Sebastião

Portogente – Estado civil?
Fontes - Casado

Portogente – Filhos?
Fontes – Três.

Portogente – Time de futebol preferido?
Fontes – Santos Futebol Clube.

Portogente – Esporte favorito?
Fontes - Gosto muito de curtir o futebol, o vôlei e domingo de manhã, aquele programa esportivo da Rede Globo.

Portogente – Hobby?
Fontes – Leitura e fotografia. Sou um fotógrafo amador, embora tenha um equipamento sofisticado e estudo muito fotografia por mero diletantismo.

Portogente – O que você gosta de fazer nas horas de lazer?
Fontes – Curtir os meus netos

Portogente – Livro?
Fontes – “O Ponto de Mutação”, de Fritjof Capra. O livro mostra com muita sabedoria que grandes modificações conceituais estão por acontecer no mundo e que surgirá nova visão do mundo, estabelecendo uma nova escala de valores para o homem.

Portogente – Filme?
Fontes - A Noviça Rebelde

Portogente – Gênero musical?
Fontes – Jazz e Música Popular Brasileira, de Toquinho e Maria Bethânia.

Portogente – Uma frase?
Fontes - “Como é bom ser bom”, do poeta Martins Fontes de quem sou primo.

Portogente – Uma personalidade?
Fontes – Papa João Paulo II. Pessoa que é um paradigma para todos. Exemplo de coragem e dignidade.

Portogente – Vida Social?
Fontes – Quando posso, gosto de viajar com a família (filhos e netos) para Monte Verde, sul de Minas Gerais, no inverno. Reúno todo o clã e fico lá curtinho o friozinho da cidade.  

Portogente – Você apóia ou realiza algum trabalho voluntário?
Fontes – A Praticagem tem um trabalho de educação de jovens carentes que tem entre 14 e 15 anos de idade. Damos orientação profissional para oito jovens, todos os anos, indicados pelas prefeituras de Santos e Guarujá. As nossas aulas abordam assuntos pertinentes ao nosso estaleiro de manutenção das lanchas (mecânica a diesel, carpintaria naval, laminação, eletricidade naval, entre outras disciplinas. Pessoalmente, sou sócio-contribuinte financeiramente de algumas instituições de Santos que assistem jovens carentes, mas gostaria de não mencioná-las.

Portogente – Sua opinião sobre o nosso site?
Fontes – Adorei! Achei muito agradável de ser lido. Fiquei impressionado com a qualidade do site.

Portogente – A Praticagem é uma atividade voltada somente para homens ou mulheres também podem exercê-la?
Fontes – No Brasil, não há mulheres atuando como práticas, mas isso porque elas não foram capazes ainda de atravessarem o difícil concurso de seleção para ser prático. É uma posição muito difícil de ser conquistada. Os exames são montados e executados pela Marinha – Autoridade Marítima Brasileira e para cada vaga concorrida do concurso tem 100 candidatos, portanto aumentando a competitividade.  Os exames exigem do candidato uma carga muito grande de aplicação e dedicação aos estudos. Em todo o Brasil existem somente 320 práticos. Quem decide o número de práticos por cidade portuária é a Marinha, de acordo com a demanda de navios no porto. Quando há a necessidade de novas contratações é realizado o concurso.

Portogente – Quais os critérios para se candidatar a uma vaga de prático?
Fontes – A Marinha exige que o candidato tenha no mínimo 21 anos, nível superior, e possuir qualquer categoria marítima, ainda que amadora. É necessário ter uma carteira de habilitação qualquer expedida pela Marinha para assuntos do mar. O candidato aprovado no concurso faz um estágio rigoroso que tem duração de um ano, somando no final, um total de 600 manobras realizadas em todas as áreas do porto, sempre com acompanhamento de um prático. Concluído o período de treinamento com todas as exigências cumpridas, o praticante passa a ser considerado apto para exercer a atividade, tornando-se um prático.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O que você achou? Comente