Nome: José Cândido Senna
Idade: 52 anos
Natural de: Rio de Janeiro
Profissão: engenheiro
Atividade profissional: desenvolve ne gócios e serviços na área de Comércio Exterior (o comitê pertence a Federação das Associações Comerciais do Estado e da Associação Comercial de São Paulo)
Estado civil: viúvo
Filhos: três
Time de futebol: “fluminense porque sou carioca de coração e São Paulo por ser paulistano por adoção”
Esporte preferido: futebol
Hobbie: leitura
O que gosta de fazer nas horas de folga: ler,fazer caminhadas
Um livro: A ditadura envergonhada - Hélio Gaspari. “Trata do período da nossa República, pós-revolução de 1964. Eu gosto muito de assuntos de natureza política e o Gaspari é um jornalista renomado, sério. Eu estou gostando muito do livro”.
Filme: A Lista de Schindler
Personalidade que tem como exemplo para a sociedade: Oscar Schindler
Vida social: conversa com os amigos
Qual a sua avaliação do nível de traders no Brasil em relação ao exterior?
Primeiro, temos que fazer distinção entre os traders que trabalham na área de produtos manufaturados (carga geral) e os que lidam com produtos do agronegócio como o café e o cacau. No que concerne aos traders que são o foco do nosso projeto, os voltados para os produtos manufaturados, muitos já tem suas próprias empresas comerciais exportadoras, têm produtos que representam cerca de 75% dos seus negócios e experiência em determinadas áreas de mercado. São traders que se especializaram em fazer negócios com o sudeste asiático, com o norte da Europa, com os países andinos.Quando se analisa as áreas problema das exportações poderíamos classificá-las em cinco grandes áreas: tributária, financiamento, logística, tecnologia e promoção comercial. Hoje, o grande trabalho que cabe a nós das associações comerciais é dar apoio efetivo na linha da promoção comercial, ou seja, facilitar o trabalho do trader da pequena empresa industrial a encontrarem no exterior a encontrarem novos canais de distribuição de seus produtos.
Aquele produtor que quer entrar no mercado de trader, qual o caminho que ele deve percorrer?
Ele tem dois caminhos. Percorre o caminho por conta própria, investindo os próprios recursos contratando profissionais especializados, formando assim o departamento de comércio exterior, dentro da sua empresa. É importante salientar que a estatística brasileira mostra que as nossas empresas exportadoras são também importadoras, portanto ter um profissional que atue em ambas as pontas é fundamental. Hoje, para ser competitivo lá fora, é preciso trazer insumos do exterior para reduzir seus custos e ganhar mercado lá e aqui, concorrendo com o produto importando. Outro caminho é contratar profissional ou montar parceria com trader já experiente naquela determinada família de produto ou em determinado mercado em termos de área geográfica onde reconhecidamente haja potencial para esse produto.