A Guarda Portuária do Rio de Janeiro tem um novo comandante a partir desta quarta-feira (1º). Trata-se do capitão-de-mar-e-guerra da reserva da Marinha do Brasil, Alfeu de Souza Cardoso. Ele sabe que terá bastante trabalho pela frente, pois o Rio de Janeiro receberá milhares de turistas, sendo boa parte deles via porto, para os Jogos Militares de 2011, a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
* Insegurança dos portos brasileiros voltará à pauta da Câmara dos Deputados
* Lula e Brito participam de comemoração do centenário do Porto do Rio de Janeiro
Indicado pessoalmente pelo presidente da Companhia Docas local (CDRJ), Jorge Luiz de Mello, para o comando da Guarda Portuária, Alfeu deixou a Companhia Docas do Pará (CDP), onde era gerente de segurança desde 2007. Em conversa rápida com o PortoGente, o novo comandante da guarda fluminense deixou claro que seguirá as ordens do presidente da CDRJ, mas está ciente dos desafios.
“O Rio de Janeiro receberá grandes eventos e teremos o porto no centro disso tudo. Pretendo conhecer, entender e criar os diferenciais estratégicos necessários para ajudar com que a cidade receba da melhor forma tanto competidores quanto os turistas. Conversarei bastante com o presidente da CDRJ e seguirei o que o Jorge Mello pedir. Ele sabe quais as necessidades imediatas”.
Aos 53 anos de idade, Alfeu de Souza Cardoso sente-se, segundo suas palavras, “lisonjeado” por ter a oportunidade de voltar a trabalhar na terra onde nasceu. Ele terá a responsabilidade de comandar 400 homens distribuídos entre os portos do Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Itaguaí. “Vou conversar com cada um, mas quero a minha equipe à altura dos desafios que teremos. Espero, sinceramente, que isso seja possível. Confio no presidente da CDRJ e seguirei o que ele pedir”.