Na última semana, ocorreu uma mudança na estrutura da Diretoria de Administração e Finanças da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). A economista Sandra Sarmento Aragão Pelissari assumiu a vaga de Paulo César Brusqui de Almeida, que deixou a empresa para atuar nas eleições deste ano. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pelissari chefiava a Coordenação de Finanças e Orçamento da Docas capixaba.
Sandra terá grandes desafios na estatal que administra o Porto de Vitória
“O sistema brasileiro de gestão pública é burocrático, conservador, com normas e procedimentos antigos. Logo, nosso desafio na Codesa é acelerar a eficiência e ser mais ágil com foco nos resultados. É fácil traçar metas, mas para efetivá-las é preciso ter pessoas motivadas e proativas. O comprometimento, então, deve ser do topo à base da pirâmide funcional, dos novos funcionários que chegam cheios de ideias, aos veteranos que possuem o conhecimento e a experiência. Todos devem estar envolvidos. Só assim daremos uma nova cara à Companhia, ou seja, eficiente e moderna”, analisa a diretora.
Para a nova diretora, a integração do corpo funcional pode facilitar medidas que já vem sendo adotadas, como a Portaria 214/2008 da Secretaria de Portos (SEP), que trata da modernização das docas brasileiras, a efetivação do Balanced Scorecard, a implementação da Gestão Portuária por Resultados, o novo Plano de Cargos e Salários, a implantação do Plano de Desenvolvimento dos Empregados, entre outras. “Há resistência ao novo e a mudanças. Mas a Codesa precisa quebrar paradigmas, acompanhar as transformações e os novos desafios. Temos que transpor nossos limites”.