Quinta, 18 Abril 2024

  Foto: navio Log In Rio
Não basta dotar os portos de infraestrutura e semear boa vontade Brasil afora para desenvolver de forma sustentável o transporte via cabotagem no País. Conforme destaca o colunista do PortoGente, Silvio dos Santos, o desequilíbrio do fluxo de carga entre as regiões Sul-Sudeste e Norte-Nordeste aumenta os custos das operações. Prova disso é o balanço divulgado pela Log-In nesta semana. No segundo trimestre deste ano, a maior parte do volume de cargas operado pela empresa foi movimentada no sentido Norte, com cargas originadas nas regiões Sul e Sudeste. Não há, contudo, produção suficiente que possibilite a lotação dos navios para o percurso de volta.
 
Esta questão exige das empresas que realizam o transporte aquaviário um planejamento muito mais complexo do que a simples coleta, movimentação e entrega das mercadorias. Toda a cadeia logística deve ser minuciosamente analisada para garantir soluções inovadoras e eficácia à cabotagem. Caso isso não seja feito, prevalece o pensamento exposto pelo presidente da Câmara Interamericana de Associações Nacionais de Agentes Marítimos (Cianam), Waldemar Rocha Junior, ao PortoGente nesta semana: “Botar a carga em um caminhão é muito mais rápido e mais fácil”.
 
Um nicho promissor de oportunidades para a cabotagem é a atividade offshore. Nessa operação, a distância dos deslocamentos é bem menor, executando apoio às plataformas de exploração de petróleo e gás natural. Grandes empresas estão buscando profissionais qualificados, como mestres de cabotagem, no mercado, diante da expansão do segmento. Em menor escala, há o crescimento da navegação de apoio portuário no Brasil, pois é muito mais econômico utilizar embarcações de cabotagem do que as de longo curso para essa finalidade.
 
Uma política nacional que englobe todas essas questões depende da elaboração competente do Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC), por meio do experiente corpo técnico da Secretaria de Portos (SEP). A demanda está em crescimento, como mostra o já citado comunicado da Log-In, que aponta crescimento de 18,6% nos contêineres movimentados em abril, maio e junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009.

Leia também
* Presidente da Cianam quer legislação ágil para a cabotagem
* Cabotagem cresce menos do que a expectativa do mercado
* Para técnico do Ipea, cabotagem precisa de mais estímulo e incentivos

*
Redução de impacto ambiental é ponto forte da cabotagem
*
Grupo de trabalho na Casa Civil discutirá cabotagem
* SEP apresenta Projeto de Cabotagem em Fortaleza

* Custos e infraestrutura inadequada são os principais problemas da cabotagem no País

* Incentivo à cabotagem da SEP quer integrar todo o País

* Incentivo à cabotagem é tema de workshop no Porto de Vitória

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome