Leilão do Tecon Santos 10 deve ocorrer em março após roadshow internacional com investidores
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deverão realizar o leilão do Tecon Santos 10 na primeira quinzena de março. A estimativa foi feita após a deliberação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o projeto. Segundo o MPor, em janeiro será promovido um grande roadshow com embaixadas e empresas interessadas, seguido da publicação do edital de licitação do terminal do Porto de Santos.
— Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos
O ministro destacou ainda que as obras deverão gerar 2,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos, fortalecendo o impacto econômico regional e nacional.
Com a decisão do TCU, o processo retorna ao MPor, onde será ajustado tecnicamente para permitir a publicação do edital até o final de janeiro. O secretário nacional de Portos, Alex Ávilla, destacou que há forte interesse de empresas nacionais e internacionais, tornando o certame potencialmente um dos mais competitivos da história.
O Tecon Santos 10 também trará inovação na modelagem da outorga, incorporando recomendações do TCU, incluindo a definição de uma outorga mínima que equilibra atratividade para o mercado e retorno adequado ao erário.
Sobre o novo terminal
O terminal terá 621 mil m² e será destinado à movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral. Ele impulsionará ainda mais o Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina e responsável por 29% de todo o comércio exterior brasileiro.
Com o novo terminal, a capacidade anual de movimentação do porto chegará a 9 milhões de TEUs. O projeto prevê a construção de quatro berços de atracação para embarque e desembarque de navios. Vencerá o leilão quem oferecer o maior valor de outorga, e o prazo de concessão será de 25 anos.








