Quarta, 10 Dezembro 2025

 

Leilão do Tecon Santos 10 deve ocorrer em março após roadshow internacional com investidores

Tecon Santos 10
Tecon Santos 10 terá investimentos de R$ 6,4 bi e ampliará em 50% a capacidade do porto — Foto: Vosmar Rosa/MPor
Destaque: Edital será publicado em janeiro após roadshow com embaixadas e empresas, preparando o terreno para o maior leilão portuário da história do Brasil.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deverão realizar o leilão do Tecon Santos 10 na primeira quinzena de março. A estimativa foi feita após a deliberação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o projeto. Segundo o MPor, em janeiro será promovido um grande roadshow com embaixadas e empresas interessadas, seguido da publicação do edital de licitação do terminal do Porto de Santos.

"O Tecon Santos 10 trará investimentos de R$ 6,4 bilhões e ampliará em 50% a capacidade de movimentação do Porto de Santos. Esse avanço é fundamental para o escoamento da produção brasileira e para a eficiência portuária. Agora, com a decisão do TCU, podemos dar continuidade ao processo, que consolidará o porto como um dos principais hubs de contêineres da América Latina."
— Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos

O ministro destacou ainda que as obras deverão gerar 2,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos, fortalecendo o impacto econômico regional e nacional.

Com a decisão do TCU, o processo retorna ao MPor, onde será ajustado tecnicamente para permitir a publicação do edital até o final de janeiro. O secretário nacional de Portos, Alex Ávilla, destacou que há forte interesse de empresas nacionais e internacionais, tornando o certame potencialmente um dos mais competitivos da história.

O Tecon Santos 10 também trará inovação na modelagem da outorga, incorporando recomendações do TCU, incluindo a definição de uma outorga mínima que equilibra atratividade para o mercado e retorno adequado ao erário.

Sobre o novo terminal

O terminal terá 621 mil m² e será destinado à movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral. Ele impulsionará ainda mais o Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina e responsável por 29% de todo o comércio exterior brasileiro.

Com o novo terminal, a capacidade anual de movimentação do porto chegará a 9 milhões de TEUs. O projeto prevê a construção de quatro berços de atracação para embarque e desembarque de navios. Vencerá o leilão quem oferecer o maior valor de outorga, e o prazo de concessão será de 25 anos.

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