Operação baseada na navegação entre portos, sentido Nordeste-Norte, se consolida como case de sucesso no setor, combinando eficiência, segurança e sustentabilidade
Crédito: Divulgação Aliança Navegação e Logística
Com liderança consolidada no segmento pet — que reúne marcas como Pedigree, Whiskas, Champ e Optimum — a Mars, também reconhecida globalmente por ícones como M&Ms, Twix e Snickers, está aprimorando a forma de distribuir seus produtos para pets no Brasil. A companhia encontrou na Aliança Navegação e Logística, empresa da A.P. Moller–Maersk e referência em cabotagem e integração logística, uma aliada estratégica para ampliar sua capilaridade, reduzir custos e avançar em suas metas globais de sustentabilidade.
A cabotagem se tornou protagonista da logística da Mars, com reduções de custo de até 30% em rotas-chave e ganho significativo em segurança e previsibilidade.
Desde 2014, quando iniciaram a operação conjunta no segmento pet, a cabotagem se tornou protagonista da logística nacional da empresa de alimentos, proporcionando reduções de custo de até 30%, em rotas-chave, além de ganhos relevantes em segurança e impacto ambiental. Hoje, este modal é responsável por atender uma extensa malha no Norte e Nordeste — regiões historicamente desafiadoras em termos de infraestrutura —, com ganhos expressivos em segurança, previsibilidade e economia.
Segundo Luiza Bublitz, presidente da Aliança Navegação e Logística, "atualmente, a cabotagem representa 12% dos transportes realizados no Brasil e há muito espaço para crescer. É um modal que tem se consolidado como uma solução confiável, segura e escalável, com índice zero de roubo e avarias mínimas".
- Neutralidade em carbono até 2030
- Emissões líquidas zero até 2050
- 25% do volume total transportado via cabotagem até 2025, com tendência de expansão
A adoção da cabotagem também reforça o compromisso global da Mars com a sustentabilidade. A companhia, que movimenta com a Aliança mais de 1K TEUS ao ano, alinha sua estratégia à da Maersk, que trabalha para ser uma empresa net zero até 2040, com investimentos robustos em soluções logísticas para redução de emissões.
Um navio transporta até 3 mil contêineres — o equivalente a 3 mil caminhões — gerando emissões quatro vezes menores de CO² em comparação ao transporte rodoviário.
A Mars não está apenas movendo produtos. Está redefinindo o que é eficiência logística no Brasil, com menos caminhões nas estradas, menos carbono na atmosfera e mais inteligência na distribuição.
Sobre a Aliança Navegação e Logística
A Aliança Navegação e Logística é uma empresa do grupo A.P. Moller–Maersk, atuante em cabotagem e logística integrada no Brasil, oferecendo soluções que abrangem o transporte marítimo, rodoviário, ferroviário e fluvial, com foco em segurança, flexibilidade e eficiência.
Sobre a Mars, Incorporated
A Mars, Incorporated acredita que o mundo que queremos amanhã começa com a forma como fazemos negócios hoje. Com portfólio robusto em alimentos, snacks, cuidados com pets e serviços veterinários, reúne marcas reconhecidas mundialmente — como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, M&M'S® e SNICKERS® — e inspira seus 150 mil associados por meio dos Cinco Princípios: Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade.








