Terça, 25 Novembro 2025

Rede brasileira da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo promove debates na próxima quarta-feira (26)

onu pg
Foto da ONU: Jean-Marc Ferré
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil participa nesta semana do 14º Fórum Mundial sobre Empresas e Direitos Humanos, promovido pela ONU em Genebra, e lidera um debate sobre multilateralismo, direitos humanos e governança global.

O Pacto Global da ONU – Rede Brasil, representação local da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, participa, nesta semana, do 14º Fórum Mundial sobre Empresas e Direitos Humanos, uma das principais plataformas internacionais para impulsionar a agenda de direitos humanos no mundo. Na ocasião, a rede brasileira do Pacto Global vai promover o evento paralelo “Multilateralismo como agenda global de direitos humanos”, no dia 26 (quarta-feira), das 9h às 12h.

Por meio de painéis e palestras, será discutido como transformações econômicas, ambientais e políticas impõem a necessidade de renovar sistemas de governança global, além de destacar o papel estratégico da agenda de direitos humanos na construção de respostas coletivas e sustentáveis.

Dessa forma, o debate analisará o papel do setor privado diante da mudança do sistema multilateral de comércio, com o surgimento de novas barreiras tarifárias, políticas comerciais, mecanismos de ajuste de carbono e mudanças nas cadeias globais de valor, ressaltando como práticas de devida diligência, salário digno, acesso à reparação e segurança no trabalho se tornam essenciais para mitigar desigualdades, proteger comunidades vulneráveis e promover os direitos humanos.

Painel em destaque
Comércio, Transição Justa e Direitos Humanos: O Papel das Empresas na Nova Geopolítica das Tarifas” reunirá nomes internacionais como Barbara Ramos (ITC/OMC) e Surya Deva, além de representantes de empresas como Suzano, Petrobras, Itaú, Live e Malwee.

Para Gabriela Almeida, Gerente Executiva de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, o fortalecimento do multilateralismo é indispensável nesse estágio de globalização avançada: “Em um cenário mundial marcado por tensões geopolíticas, o compromisso com o multilateralismo é essencial para garantir que princípios de direitos humanos permaneçam no centro das decisões estratégicas e dos fluxos econômicos internacionais.”

A executiva reforça que o Fórum de Genebra é um espaço estratégico de diálogo multissetorial, e que a presença brasileira na agenda consolida o compromisso empresarial com soluções sólidas para os desafios contemporâneos do trabalho.

“Ao levar para Genebra o debate sobre saúde mental, conectividade, diversidade e multilateralismo, reforçamos o papel das organizações empresariais como agentes essenciais na promoção de trabalho decente, respeito aos direitos humanos e construção de sociedades mais justas, resilientes, inclusivas e saudáveis.”

Sob o tema “Acelerar as ações em prol das empresas e dos direitos humanos em meio a crises e transformações”, o 14º Fórum Mundial é promovido pelo Grupo de Trabalho da ONU. A participação brasileira conta com apoio da Petrobras e do Governo Federal.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global convoca empresas do mundo todo a alinharem suas operações a dez princípios universais envolvendo direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003 e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Seus mais de 60 projetos abrangem temas como Água, Oceano, Clima, Agricultura, Resíduos, Florestas, Direitos Humanos, Trabalho, Anticorrupção e Comunicação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!