Segunda, 10 Novembro 2025

🚢 Porto Sudeste realiza operação recorde com o maior navio de sua história

Operação movimentou 1 milhão de barris de petróleo e marcou um novo patamar de eficiência para o porto fluminense.

Navio VL Prime

Navio VL Prime no Porto Sudeste

O Porto Sudeste, porto privado localizado em Itaguaí (RJ), recebeu nesta quarta-feira (05) o maior navio da história do terminal. O navio VL Prime, embarcação do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier), tem capacidade para transportar 2 milhões de barris de petróleo — cerca de 320 mil toneladas.

O VL Prime chegou ao litoral fluminense em lastro (vazio), advindo do condado de Luoyan, na China. O Porto Sudeste carregou a embarcação com 1 milhão de barris de petróleo, e ela seguiu para o Porto de Santos para mais uma operação de carregamento. O destino final é o Porto de Roterdã, na Holanda.

“A operação com o VL Prime em Itaguaí (RJ) representa um avanço estratégico significativo em termos de competitividade logística e capacidade operacional. A possibilidade de operar navios do tipo coloca o Porto Sudeste em um patamar competitivo com terminais internacionais.”

— Victor Pessoa, Gerente de Operações com Granéis Líquidos do Porto Sudeste

Segundo Pessoa, a operação durou cerca de 18 horas e exemplifica o preparo logístico que a empresa construiu ao longo dos anos. Antes disso, o navio de maior porte a operar no terminal havia sido o Cape Apolo, do tipo Woxmax, com capacidade para 250 mil toneladas — embarcação que foi carregada com minério de ferro.

📈 Novo marco operacional

A realização dessa operação coloca o Porto Sudeste entre os terminais com maior capacidade logística do país, reforçando sua relevância na cadeia de exportação de petróleo e na conexão com o mercado internacional.

🏗️ Sobre o Porto Sudeste

O Porto Sudeste é um porto privado projetado para movimentar diversos tipos de granéis sólidos — especialmente minério de ferro — e líquidos. Atualmente, é um dos terminais mais eficientes do Brasil, com capacidade para 50 milhões de toneladas por ano e licença de expansão para até 100 milhões de toneladas/ano.

Localizado na Baía de Sepetiba, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), o empreendimento é considerado estratégico para o escoamento da produção de minério de ferro proveniente de Minas Gerais e para as operações de transbordo de petróleo e derivados dos navios que vêm da Bacia de Santos, berço do pré-sal.

O terminal também desempenha papel relevante no desenvolvimento regional, ao gerar empregos, aumentar a arrecadação de impostos e estimular o crescimento econômico do município de Itaguaí.

 

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