Além do deputado federal, discussão reuniu moradores da Baixada Santista e outras autoridades de diversas esferas e áreas relacionadas
Além do deputado federal, discussão reuniu moradores da Baixada Santista e outras autoridades de diversas esferas e áreas relacionadas.
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) cobrou, na tarde desta terça-feira (21), durante uma audiência pública que debateu a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, que exista harmonia e diálogo para que a obra seja iniciada e concluída no litoral de São Paulo da maneira mais ágil possível. Além de autoridades de diversas esferas, moradores das regiões, cujas residências estão no trajeto da obra e inevitavelmente serão afetados pelas intervenções da ligação seca, também participaram da discussão.
“Essa obra é inédita para o Brasil. O Brasil não dispõe de um túnel com essas características e é muito importante que a gente possa discutir aqui na Câmara para principalmente garantir que a obra seja executada”, destacou Paulo Alexandre.
“Acompanhar as etapas para que os obstáculos sejam superados e que nós consigamos, de forma conjunta e harmônica, com diálogo de alto nível, realizar esta obra que vai ser um marco para a engenharia brasileira, vai ajudar a melhorar a competitividade do maior porto da América Latina e transformar a região da Baixada Santista”, concluiu o parlamentar.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, pediu, ainda, atenção a respeito de cuidados para indenizar pessoas que possam vir a ser mais afetadas por mudanças relacionadas à obra e que as alterações não levem a um movimento maior de caminhões pelas cidades devido ao novo equipamento.
“Desde o começo do projeto nos colocamos à disposição tanto do Governo Federal quanto do Governo do Estado e colocamos os pontos principais de atenção que cabem aos municípios. Primeiro que os municípios participem de maneira intensa para que a gente esteja atento a todas as decisões.”
“E o que colocamos aí como premissas para o municípios? Primeiro, menor número de desapropriações possíveis e além disso que se façam conjuntos habitacionais para pessoas que não são donas dos imóveis, mas moram ali há muitos anos e têm um sentimento para com o bairro, um dos mais antigos de Santos, o bairro do Macuco”, finaliza Rogério.
Moradora de Vicente de Carvalho, Cláudia França esteve presente durante a audiência e garantiu que aprova a obra do túnel Santos-Guarujá e também do aeroporto de Guarujá, mas cobrou cuidado com os moradores.
“Acho muito relevante que tenha a obra do túnel, do aeroporto, todas essas obras são muito próximas da minha casa e é importante para o Brasil, mas eu peço aqui, que não esqueçam, que ali em Vicente de Carvalho moram pessoas, mora gente”, conclui.
Autoridades participaram do debate
A audiência pública foi organizada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, da qual Paulo Alexandre Barbosa é integrante. O evento reuniu, ainda, Pedro Henrique Pena Pereira, Coordenador Geral de Autorizações Portuárias, Anderson Pomini, presidente do Porto de Santos (APS), Alber Furtado de Vasconcelos, diretor da ANTAQ, Rogério Santos, prefeito de Santos, João Eduardo de Oliveira, Secretário de Planejamento Estratégico do Município de Guarujá, Mauro Sérgio de Lucena Sammarco, engenheiro representante do CONFEA, e Mario Povia, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), além do deputado Leônidas Cristino, que liderou a audiência.