Segunda, 20 Outubro 2025

🚶‍♂️ Porto de Santos inaugura passarela de pedestres para maior segurança de turistas e trabalhadores

A obra conecta áreas do terminal de cruzeiros, terminais portuários e pontos de peregrinação, promovendo integração Porto-Cidade

passarela APS Passarela da Santa garante travessia segura sobre avenida e linha férrea
passarela APS detalhe Detalhe da passarela recém-inaugurada, melhorando a mobilidade e segurança

O acesso de pedestres ao terminal de cruzeiros do Porto de Santos, demais terminais do bairro de Outeirinhos e à imagem de Nossa Senhora de Fátima, ponto de peregrinação, fica mais seguro a partir desta sexta-feira, 17 de outubro. A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-FIPS) inauguraram a passarela de pedestres no local.

🔹 Conexão e segurança

A passarela passa sobre a Avenida Eng. Sérgio da Costa Matte e a linha férrea, ligando a Praça de Outeirinhos à Avenida Cândido Gaffré, ao lado do terminal de cruzeiros Giusfredo Santini (Concais). Segundo Anderson Pomini, presidente da APS, "essa passarela é um símbolo de ação que conecta o Porto à cidade, sinal de um trabalho em conjunto".

A entrega representa mais uma integração entre a cidade e a área portuária, beneficiando peregrinos, turistas, trabalhadores dos terminais e usuários de transporte coletivo, que poderão cruzar a via com mais segurança.

🏗️ Características da passarela

A nova passarela possui 426 metros de extensão, com vão central de 80 metros e cerca de 115 metros em cada uma das três rampas. A estrutura metálica pesa 52 toneladas, com aproximadamente 77,5 toneladas de aço e quase 620 metros cúbicos de concreto. O investimento total foi de cerca de R$ 20 milhões, realizado pela AG-FIPS.

A obra não só melhora a segurança dos pedestres, como aumenta a eficiência operacional das ferrovias do Porto, permitindo maior velocidade das composições e eliminando riscos de acidentes.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!