Domingo, 21 Setembro 2025

🌱 Políticas de incentivos e geração de empregos e negócios foram destaque

Sandoval Feitosa Aneel OK

As políticas públicas para ampliar o uso das energias limpas e sustentáveis foram o foco principal da Smart Energy 2025 – Conferência Internacional de Energias Renováveis, que contou com palestra de abertura do presidente da Aneel, Sandoval Feitosa Neto, e outras autoridades do setor energético no país ⚡. O evento, promovido pela Fiep e pelo Tecpar e organizado pela Rede Paraná Tecnologia e Metrologia, ocorreu nos dias 10 e 11 em Curitiba, no Campus da Fiep.

O presidente da Aneel destacou a posição privilegiada do Brasil no cenário mundial: “Um número que nos traz muito orgulho é que 87% da nossa matriz elétrica é renovável, contra 28,1% da matriz mundial.” 🌍 Apesar do exemplo brasileiro, Feitosa alertou que, para o país manter a liderança na transição energética, é preciso investir em mão de obra especializada. “Se não tivermos a qualificação necessária, os profissionais virão de fora e perderemos a chance de gerar novos e bons empregos”, afirmou.

O painel “Caminhos para um Setor Integrado e Resiliente” debateu a transição energética com a presença de André Pepitone (Itaipu), Cleicio Martins (Eletrobras CGT Eletrosul) e Jayme Darriba Macedo (ONS). A mediação foi de Sandro Vieira, da Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen), vinculada à Secretaria de Planejamento do Paraná.

Pepitone ressaltou a evolução do papel da Itaipu: “No passado, nossa relevância estava na garantia de grande parcela da energia consumida no país. Hoje, exercemos papel fundamental para a segurança operativa do sistema, garantindo potência e energia nos momentos de intermitência das fontes eólica e solar.” ☀️💨

Sandro Vieira lembrou que o Paraná possui 98% de sua matriz renovável e está pronto para avançar: “Estamos buscando o que chamamos de transição energética 2.0, relacionada a um grande ativo do estado, que são os setores agropecuário, sucroenergético e de proteína animal, com uso da biomassa para biogás ou biometano.”

Celso Kloss, diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, reforçou a importância da conferência: “Trazer um evento dessa magnitude para Curitiba aproxima pequenas e médias empresas das soluções tecnológicas já disponíveis ou em fase de desenvolvimento. Muitas vezes, esses empreendedores não têm condições de ir para o Rio de Janeiro ou São Paulo para obter essas atualizações.” 🤝

O Smart Energy 2025 contou ainda com Feira de Negócios, Fórum Eficiência Energética (que apresentou cases de mercado e promoveu networking) e o lançamento da edição especial da Revista Smart Energy: 📖 Veja mais

📅 Para 2026, a conferência já tem data confirmada e voltará a ser realizada em três dias: 21 a 23 de setembro. “Chegando à nona edição, a conferência se fortalece como um evento tradicional sobre energias renováveis. É um espaço para debater, fomentar ideias e gerar negócios”, enfatizou Iramar Severiano, superintendente da Rede Paraná Tecnologia e Metrologia.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!