🚗💡 Tokenização de veículos no Paraná em pauta
A tokenização de veículos no Paraná foi tema de uma reunião, nesta terça-feira (02), entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), com parceiros financeiros e tecnológicos.
A proposta discutida seria para criar um Passaporte Veicular Digital, um token único do veículo que reuniria em blockchain seus dados, além de possibilitar novas funcionalidades para financiamentos e transferência de propriedade mais rápida e digital. 🔐
Na prática, a plataforma permitiria que cada veículo fosse representado em um ativo digital único, registrando dados e histórico de forma imutável, transparente e rastreável – reduzindo fraudes em quilometragem, laudos adulterados e omissões de informações.
A proposta colocaria o Tecpar e a Vetrii como responsáveis pela infraestrutura técnica, contando com o apoio do Banco BV, participante do consórcio Drex – o real digital que está sendo implementado pelo Banco Central. 💰
Eduardo Marafon, diretor-presidente do Tecpar, ressaltou que o instituto é referência em tecnologia e certificação e poderá apoiar uma solução que garanta uma cadeia de confiança robusta na tokenização, trazendo ganhos reais para os cidadãos.
Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a iniciativa é mais um passo para um Detran 100% digital, otimizando processos e tornando a consulta ao histórico veicular mais rápida e eficiente. ⚡
“Este seria um passo essencial para o Paraná, ao integrar a tokenização veicular, tornar o processo mais eficiente, transparente e alinhado com as exigências do Detran, protegendo o cidadão. Este movimento coloca o Paraná como um dos polos pioneiros no Brasil.” – destacou Roveda.
✨ Benefícios esperados
- 🚀 Transferências mais rápidas
- 🔒 Menor exposição a fraudes
- 💸 Redução de custos informais
- 🔗 Integração confiável de dados ao longo da vida do veículo
- 📊 Rastreabilidade ampliada e novos serviços personalizados
A partir da reunião, os participantes planejam a realização de projetos-piloto e a integração com os sistemas do Detran-PR, testando o fluxo completo de tokenização, histórico e transferência de propriedade.
👥 Presenças
Participaram também os diretores do Tecpar: Lanes Randal Prates Marques (Tecnologia e Inovação), Celso Kloss (Novos Negócios e Relações Institucionais), Iram de Rezende (Indústria da Saúde); além de Ismael de Oliveira (Detran-PR), João Gianvecchio e Victor Hugo Gonçalves (Banco BV) e Fabiano Falvo e André Giroldo (Vetrii).