Segunda, 01 Setembro 2025

🚢 Porto de Suape recebe investimentos de quase R$ 200 milhões

A intervenção visa ampliar a capacidade do porto, atrair um novo terminal de contêineres e reforçar o papel estratégico de Pernambuco no comércio exterior.

Dragagem Porto de Suape

Ordem de Serviço para dragagem no porto de Suape é assinada pelo ministro Silvio Costa Filho - Foto: Eduardo Oliveira/MPor

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de dragagem do canal interno do Complexo Portuário e Industrial de Suape, com investimentos de R$ 199 milhões. O objetivo é ampliar a capacidade operacional do porto, permitindo a entrada de embarcações de grande porte e consolidando sua posição como hub logístico de referência no país.

Durante a cerimônia, Costa Filho destacou que a obra reposicionará Suape no cenário nacional e internacional, aumentando a competitividade de Pernambuco frente a outros mercados e portos do Nordeste. O canal será aprofundado para 16,4 metros de calado, com prazo estimado de execução até fevereiro de 2026.

A governadora Raquel Lyra reforçou a parceria com o governo federal e ressaltou a importância dos investimentos para o futuro do estado, lembrando o compromisso firmado desde 2023 para impulsionar Suape. O presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto, destacou a sinergia com os investimentos em curso, incluindo a ampliação da refinaria e a chegada de grandes indústrias, além do novo terminal da APM Terminals.

Investir para crescer

A dragagem também dialoga com a agenda ambiental, reduzindo o número de viagens de navios e, consequentemente, a emissão de gases poluentes. Além disso, será construída a ligação direta entre a dragagem e o novo terminal de contêineres da APM Terminals, com investimento de R$ 1,7 bilhão, o maior privado da história do porto, ampliando mais de 30% suas operações e gerando milhares de empregos.

O governo federal também prevê novos investimentos portuários em Pernambuco, incluindo a dragagem do Porto do Recife e a recuperação do molhe de abrigo de Suape, além da expansão de projetos logísticos estratégicos, como a Transnordestina, fortalecendo a integração da produção regional aos mercados nacional e internacional.

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