⚓ Porto de Santos inicia obra estratégica de derrocagem para modernização
Crédito: Porto de Santos
O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, está prestes a iniciar uma obra decisiva para sua modernização: a derrocagem de rochas no canal de navegação. A intervenção, que antecede o aprofundamento para 16 metros, será conduzida pela DTA Engenharia, empresa vencedora da licitação promovida pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
🏗️ DTA Engenharia à frente da operação
Com contrato estimado em R$ 17,08 milhões, a DTA Engenharia será responsável pela remoção de 33 formações rochosas ao longo do canal de acesso. O trabalho inclui a elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução da derrocagem com tecnologia não explosiva, garantindo segurança operacional e respeito ambiental 🌱.
A previsão é que a obra tenha duração de 18 meses, com início logo após a homologação e emissão da ordem de serviço. A APS já possui as licenças ambientais necessárias, e o método escolhido evita o uso de explosivos, priorizando equipamentos especializados para fragmentação das rochas.
🌊 Etapa preparatória para a dragagem
A derrocagem é o primeiro passo para a dragagem de aprofundamento, cujo edital foi lançado em julho de 2025. A nova dragagem elevará a profundidade do canal de 14–15 metros para 16 metros, permitindo a operação de navios de até 366 metros de comprimento e 15 mil TEUs.
O contrato da dragagem terá validade de quatro anos, incluindo dois anos de manutenção da profundidade. A APS também trabalha em uma concessão patrocinada, com apoio do BNDES, para alcançar 17 metros em uma futura etapa, com gestão privada por até 30 anos.
🔑 Por que a derrocagem é estratégica?
- 🔹 Viabiliza a dragagem com segurança técnica e ambiental
- 🔹 Permite operação de navios maiores e mais modernos
- 🔹 Impulsiona a competitividade internacional do Porto de Santos
- 🔹 Marca o início de uma nova fase de concessão e gestão portuária