Segunda, 18 Agosto 2025

🚢 Terminal de Passageiros do Porto de Santos será transferido para o Valongo

Terminal de Passageiros Valongo
Foto: Fox

A poucos meses do início da temporada 2025/2026 de cruzeiros marítimos, a Associação Nacional de Terminais de Cruzeiros (Aterc Brasil) defende avanços no projeto de transferência do Terminal de Passageiros do Porto de Santos, atualmente na região de Outeirinhos, para o Valongo, no Centro Histórico. O projeto, em análise pelo TCU, é estratégico para modernizar a infraestrutura portuária e atender à crescente demanda do setor no Brasil.

Com previsão de início em 26 de outubro e fim em 19 de abril de 2026, a temporada será impactada pela redução do número de navios no Porto de Santos. Seis embarcações farão 122 escalas regulares, sendo mais antigas e com menor capacidade de hospedagem em comparação às temporadas anteriores 🚢.

A Aterc destaca que a falta de berços exclusivos compromete a segurança e a eficiência das operações. "É preciso destacar que o armador enxerga o passageiro como um hóspede. A experiência começa antes do embarque, com acesso rápido ao terminal, fingers organizados e logística eficiente", afirma João Tomaz, diretor-executivo da Aterc Brasil.

O projeto do Valongo oferecerá experiência moderna aos passageiros, com fingers para embarque, salões de imigração e desembarque internacional, prédio de estacionamento fora da área operacional e concepção funcional competitiva com destinos mundiais 🌎.

A localização próxima ao Parque Valongo e ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá permitirá integração ao Centro Histórico, impulsionando turismo e comércio local. Em dias de pico, o fluxo chega a 30 mil pessoas com 360 ônibus, 150 vans e 5,5 mil automóveis, além de abastecimento com 42 caminhões, 36 veículos pesados e 5 carretas de 40 pés 🚍🚛.

Tomaz reforça que a operação de cruzeiros no Porto de Santos é uma das mais complexas do turismo brasileiro, exigindo logística robusta e coordenada para garantir eficiência e segurança sem impactar a cidade.

Outras propostas de TUPs na Baixada Santista focam mais no mercado imobiliário do que na operação de passageiros, causando impactos na mobilidade urbana e ignorando logística complexa, segundo a Aterc.

A construção do terminal é considerada estratégica e deve ser conduzida com responsabilidade, transparência e expertise comprovada, garantindo eficiência para futuras temporadas de cruzeiros ⚓.

Entrevista com Bruno Orlandi

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