Domingo, 14 Setembro 2025

Com investimento de R$ 116 milhões, o projeto vai gerar mais de 700 empregos

Foto: Cluster Naval

📸 Foto: Cluster Naval

A DTA Engenharia, uma das principais referências em dragagem e infraestrutura portuária no Brasil, dará início a mais um projeto estratégico no setor: a readequação e ampliação do canal de acesso ao Cais da Gamboa e à Área de Barra Grande, no Porto do Rio de Janeiro.

As intervenções começam após a assinatura da ordem de serviço, marcada para esta terça-feira (29), em cerimônia que contará com a presença do presidente da empresa, João Acácio Gomes de Oliveira Neto.

O Cais da Gamboa é um dos terminais mais estratégicos do complexo, com vocação para cargas gerais e logística integrada. Já a Barra Grande é uma das principais rotas de entrada e saída de navios no porto.

Com investimento estimado em R$ 116,9 milhões e prazo de execução de seis meses, o contrato prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, realização da dragagem, implementação de sinalização náutica e balizamento, além de outras ações complementares.

✨ A iniciativa deverá gerar aproximadamente 180 empregos diretos e 550 indiretos, contribuindo significativamente para a economia local e impulsionando a cadeia produtiva do setor de infraestrutura.

Após a conclusão da obra, o Porto do Rio de Janeiro estará pronto para receber navios de grande porte, como os do tipo Panamax, que podem transportar entre 65 mil e 80 mil toneladas de carga.

Isso será possível graças ao aprofundamento do canal de -8,80 metros para -13,00 metros no Cais da Gamboa e para -17,00 metros na Barra Grande, proporcionando mais segurança na navegação, eficiência operacional e maior competitividade.

"A profundidade dos canais é determinante para a competitividade dos portos." Essa obra representa um salto na eficiência logística do Porto do Rio e reforça o papel da DTA no desenvolvimento da infraestrutura nacional", destaca Oliveira Neto.

🚧 Obra

No Cais da Gamboa, serão retirados cerca de 1,3 milhão de metros cúbicos de sedimentos do fundo do mar. A maior parte será removida com uma draga de sucção e arrasto (1.054.728 m³), equipamento que funciona como um grande aspirador submarino.

O restante será extraído com escavadeiras marítimas (227.417 m³), utilizadas em áreas de difícil acesso. Também será feita a derrocagem, ou seja, a fragmentação e retirada de rochas submersas (5.346 m³).

Na Barra Grande, o volume a ser dragado será ainda maior: aproximadamente 1,4 milhão de metros cúbicos, removidos integralmente com draga de sucção.

Todo o material será descartado de forma ambientalmente segura em um local previamente autorizado no oceano, conhecido como Ponto F.

🏗️ Sobre a DTA

Com mais de 25 anos de atuação em obras portuárias e marítimas, a DTA Engenharia tem papel protagonista na modernização da infraestrutura logística do país.

A empresa é responsável por algumas das maiores dragagens já realizadas no Brasil, sempre com foco em excelência técnica, inovação e compromisso com o desenvolvimento nacional.

A DTA é o único grupo 100% brasileiro a atuar no segmento de dragagem portuária pesada no Brasil, setor liderado mundialmente por empresas europeias.

Ela se destaca por seu modelo de negócio inovador, que permite performance superior, custos reduzidos e qualidade técnica inquestionável.

A empresa realiza projetos complexos com atenção a aspectos técnicos, econômicos e ambientais, reafirmando sua liderança no setor. 🇧🇷

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