Domingo, 24 Agosto 2025

🚆 VLI inicia operação como transportadora ferroviária independente na EFVM

Com investimento de R$ 600 milhões, empresa inaugura modelo como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C), gerando empregos e ampliando sua atuação em Minas Gerais e Espírito Santo

Locomotiva VLI - Divulgação

Imagem: Divulgação / VLI

A VLI inicia uma nova fase em sua trajetória no setor ferroviário brasileiro. Pela primeira vez, a companhia atuará como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C), modelo permitido pela Lei das Ferrovias (14.273/2021), operando com composições próprias na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), concessão administrada pela Vale.

Autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e sob acompanhamento da agência reguladora, a operação prevê cerca de R$ 600 milhões em investimentos, incluindo aquisição de 50 locomotivas e 1.040 vagões, além da contratação de mais de 700 pessoas em Minas Gerais e no Espírito Santo.

“A operação como ATF-C nos propiciará mais autonomia na programação de composições e redução de tempos de parada. Estamos atentos às oportunidades de novos modelos operacionais para atender cada vez melhor nossos clientes.” — Fábio Marchiori, CEO da VLI.

🔧 Transformações operacionais e independência

Até então, os fluxos na EFVM eram operados exclusivamente com locomotivas e maquinistas da Vale. A mudança permite que a VLI assuma diretamente as operações de transporte de carga geral ao longo da ferrovia, com seus próprios recursos humanos e materiais. A estruturação completa está prevista até o segundo semestre de 2026.

Com isso, a empresa ganhará agilidade na execução de seus serviços, fortalecendo a eficiência do Corredor Leste, que também abrange o trecho da Ferrovia Centro-Atlântica com origem no Triângulo Mineiro.

“Este novo modelo não altera as obrigações contratuais da Vale, que mantém sua responsabilidade pela concessão, inclusive no transporte de passageiros e de minério.” — João Falcão, diretor da EFVM.

📊 Investimentos, empregos e impacto regional

  • R$ 530 milhões destinados à aquisição de locomotivas e vagões
  • R$ 70 milhões para adequações em terminais e instalações
  • 700 novas vagas para cargos operacionais e administrativos
  • Atuação direta nas regiões de MG e ES, ampliando a presença da empresa

⚙️ O que é o ATF-C?

O modelo de Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C) permite que empresas operem diretamente o transporte de carga sem a necessidade de deter a concessão da infraestrutura ferroviária. A atuação é feita mediante contratos operacionais específicos (COEs), permitindo o compartilhamento de malha ferroviária com outras concessionárias.

Com a Lei das Ferrovias, o setor ganha alternativas regulatórias para fomentar a competitividade e melhorar a eficiência logística nacional, oferecendo novas possibilidades para players como a VLI expandirem suas operações com autonomia e inovação.

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