Segunda, 23 Junho 2025

Portogente News

Rodrigo Giraldelli, especialista em comércio exterior e CEO da China Gate, dá dicas de como adotar estratégias logísticas para manter a competitividade

handler

Freepik

Desde que assumiu seu segundo mandato, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem adotando uma sequência de decretos que impactam o cenário global e ampliam as incertezas tarifárias. De acordo com dados da Solve Shipping, o preço do frete marítimo na rota de importação da Ásia para o Brasil quadruplicou em maio. Com o aumento dos custos logísticos, as importações se tornam mais caras, gerando preocupação entre os lojistas brasileiros que precisam buscar alternativas para manter a margem de lucro das empresas.

"O transporte marítimo é a opção mais utilizada para quem importa da Ásia. Embora seja mais demorado, o frete marítimo é consideravelmente mais barato do que o aéreo. Mesmo com os aumentos recentes, ainda é uma alternativa mais econômica que a compra no mercado nacional", explica Rodrigo Giraldelli, especialista em importação China-Brasil e CEO da China Gate.

O especialista pontua que o frete marítimo passa por oscilações ao longo do ano, geralmente influenciado pela demanda global por mercadorias. Nos meses que antecedem grandes datas do varejo, como a Black Friday e o Natal, os preços tendem a atingir os maiores patamares, já que há um volume expressivo de cargas sendo exportadas da China para abastecer mercados ao redor do mundo.

Diante desse cenário instável, Giraldelli destaca que as empresas precisam adotar estratégias para manter a saúde financeira do negócio. Entre elas, estão:

  • Negociar prazos e volumes com fornecedores e transportadoras, buscando condições mais flexíveis;
  • Diversificar rotas e modais de transporte, avaliando opções como o transporte aéreo ou rodoviário, sempre que viáveis;
  • Otimizar a cadeia logística, reduzindo custos operacionais com processos mais eficientes;
  • Planejar com antecedência, garantindo espaço em navios a preços mais competitivos;
  • Monitorar o cenário global e as cotações de frete, a fim de reagir rapidamente a variações repentinas;
  • Importação Digital, serviço de containers compartilhados.

Outro ponto importante é garantir que todos os custos, incluindo o frete, sejam considerados na precificação dos produtos e devidamente repassados ao consumidor. O preço do transporte internacional pode mudar repentinamente por conta de conflitos ou decisões políticas, por isso, monitorar o cenário global e agir com estratégia é essencial para manter a competitividade.

Para Rodrigo, é importante lembrar que "se o frete subiu para você, também subiu para o seu concorrente e para o fornecedor nacional. Ou seja, todos serão impactados, o que mantém a importação competitiva."

Uma alternativa eficiente e que está ganhando força no mercado para driblar os altos custos é o uso de containers compartilhados. Neles, é possível importar em menor quantidade, dividindo o espaço e as despesas fixas como frete e armazenagem. Isso reduz consideravelmente o investimento necessário, já que o importador paga apenas pelo volume que utilizar.

Uma alternativa eficiente e que está ganhando força no mercado para driblar os altos custos é o uso de containers compartilhados. Neles, é possível importar em menor quantidade, dividindo o espaço e as despesas fixas como frete e armazenagem. Isso reduz consideravelmente o investimento necessário, já que o importador paga apenas pelo volume que utilizar.

O especialista finaliza "o aumento do frete marítimo representa um desafio significativo para os importadores brasileiros, exigindo uma abordagem estratégica e proativa para mitigar seus impactos e manter a competitividade no mercado."

Sobre Rodrigo Giraldelli, da China Gate: Rodrigo Giraldelli, da China Gate, é formado em Administração de Empresas e Economia, o paranaense é um dos pioneiros na importação de produtos da China para o Brasil. CEO da China Gate, empresa especializada em consultoria e educação sobre importação, Rodrigo auxilia comerciantes que desejam ampliar sua margem de lucro com produtos do país asiático. Além da consultoria, Rodrigo também ministra cursos on-line para ensinar empreendedores sobre o ofício. Com profundo conhecimento em marketing digital, Giraldelli publica, semanalmente, conteúdos nas redes sociais (@chinagatebrasil) e em seu canal do YouTube sobre importação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!