Iniciativa une poder público e entidades do setor portuário para defender direitos e fortalecer a categoria

Centenas de trabalhadores acompanharam a criação do conselho no Sindaporte.
Centenas de trabalhadores portuários lotaram, na manhã desta sexta-feira (6), o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia (Sindaporte), na Vila Mathias para acompanhar a criação do Conselho de Sindicatos Representantes dos Trabalhadores do Porto de Santos.

Decreto 10.842/2025 é assinado pelo prefeito Rogério Santos.
A criação do conselho foi feita por meio do decreto 10.842/2025, assinado pelo prefeito Rogério Santos, com o objetivo de fortalecer os trabalhadores e conta com dez entidades do setor, além de dois representantes da Prefeitura (Gabinete do Prefeito e Secretaria de Assuntos Portuários - Seporte).

Prefeito destaca compromisso com trabalhadores e a cidade.
“Lutar por todos vocês é defender também a história do porto e do País.” — Rogério Santos

Trabalhadores manifestaram preocupação com o PL 733.
⚠️ PREOCUPAÇÃO DA CATEGORIA
Atualmente, a grande preocupação da categoria é o Projeto de Lei (PL) 733 em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata da revisão da lei dos Portos 12.815/2013. Na cerimônia, trabalhadores exibiam faixas contra a proposta. A matéria que ainda está em discussão, regula a exploração dos portos, as atividades de operação portuária e o trabalho portuário.

Claudemiro Machado (Miro) destacou a importância da medida.
“A assinatura deste decreto é um fato importante para fortalecer ainda mais a nossa luta.” — Claudemiro Machado (Miro), presidente do Sintraport

Iniciativa se alinha ao ODS 8 da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
🔗 Leia a matéria completa no site oficial 🔗 Conheça os outros artigos dos ODS