Cerca de 70 metros de canal já foram construídos na Rua Augusto Scaraboto (Alemoa), sentido Santos, para receber as águas do Córrego do Sapateiro e melhorar a drenagem nas proximidades do Viaduto Paulo Bonavides.
Na sequência, serão assentadas aduelas (tubos de concreto) na extremidade do canal, na confluência com a Rua Albert Schweitzer, e bocas de lobo. Aduelas e bueiros serão interligados ao canal, garantindo condições adequadas para a drenagem.
Os trabalhos, que iniciaram o projeto da Prefeitura de melhorias na via, concentram-se, neste momento, no trecho próximo ao acesso à Stolthaven, empresa de armazenamento e distribuição de líquidos a granel localizada do lado oposto à Rua Aurélio Batista Félix, perpendicular à Augusto Scaraboto.
Essa área contará com um segundo canal, agora do lado oposto ao já construído, de forma a garantir a drenagem adequada à rua.
CANAL
Essa estrutura, prosseguiu, é usada para conduzir a água de forma controlada e eficiente, evitando a erosão do solo. Já o rachão, constituído por pedras de vários tamanhos, funciona como camada de apoio para a construção do canal, fornecendo estabilidade, resistência e capacidades de drenagem.
O projeto de melhoria da drenagem será complementado com intervenções a cargo da Autoridade Portuária de Santos (APS) em área de sua responsabilidade.
PROJETO
O projeto da Prefeitura tem por objetivo melhorar o fluxo de veículos na entrada e saída da Alemoa e do porto, que não contam com um acesso rodoviário direto atualmente.
Ele lembra, entretanto, que as intervenções não substituem o acesso direto ao porto, proposta em planejamento, que envolve a Prefeitura, APS, Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), Governo do Estado e Ecovias, entre outros.
OBRAS
A cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência eletrônica pública, e com prazo contratual até outubro, o projeto abrange intervenções na Augusto Scaraboto e no entorno do Viaduto Paulo Bonavides.
As obras, iniciadas em abril, envolvem também renovação asfáltica em 9.784,84 m² e pavimento rígido de concreto nos 3.052,50 m² de trechos com curvas acentuadas e nos acessos para os terminais e galpões. Serão construídas bocas de leão, e bocas de lobo simples e duplas, e os postos de visita serão nivelados.
A via terá 3.260,37 m² de superfície regularizada e compactada, com execução de 3.173,80 m² de passeio em concreto desempenado mecanicamente, no padrão Calçadas para Todos. Outros 25,50 m² serão recobertos com piso em ladrilho hidráulico podotátil.
As intervenções envolvem ainda a instalação de 34 luminárias em LED, com vida útil mínima de 50 mil horas; limpeza e regularização de 9.207,23 m² de áreas para ajardinamento, que receberão placas de grama esmeralda.
Estão previstas também sinalização viária em alumínio composto, instalação de alambrado em tela de aço galvanizado em 1.080 m² das partes inferiores do viaduto e de gradil de tela eletrosoldado em 75 m², no final do elevado, para proteção e direcionamento dos pedestres.
APROVAÇÃO E INVESTIMENTO
Antiga reivindicação dos trabalhadores, o projeto de melhorias na via de saída do viaduto da Alemoa representa um investimento de R$ 13.980.000,00, sendo R$ 10.651.467,72 recursos do Estado e o restante, contrapartida da Prefeitura.
A concretização desse projeto é resultado de uma reunião realizada em setembro de 2023 entre o prefeito Rogério Santos, o governador Tarcísio de Freitas, lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), e representantes da categoria, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
O início das obras foi precedido de reuniões para definição e desenvolvimento do plano de ação entre a empreiteira, CET, Autoridade Portuária de Santos (APS), Guarda Portuária, representantes da Associação de Melhoramentos da Alemoa (AMA) e lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), entre outros envolvidos.
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