Quarta, 16 Julho 2025

Cerca de 70 metros de canal já foram construídos na Rua Augusto Scaraboto (Alemoa), sentido Santos, para receber as águas do Córrego do Sapateiro e melhorar a drenagem nas proximidades do Viaduto Paulo Bonavides.

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Obras na Rua Augusto Scaraboto

Na sequência, serão assentadas aduelas (tubos de concreto) na extremidade do canal, na confluência com a Rua Albert Schweitzer, e bocas de lobo. Aduelas e bueiros serão interligados ao canal, garantindo condições adequadas para a drenagem.

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Trecho da obra próximo à Stolthaven

Os trabalhos, que iniciaram o projeto da Prefeitura de melhorias na via, concentram-se, neste momento, no trecho próximo ao acesso à Stolthaven, empresa de armazenamento e distribuição de líquidos a granel localizada do lado oposto à Rua Aurélio Batista Félix, perpendicular à Augusto Scaraboto.

Essa área contará com um segundo canal, agora do lado oposto ao já construído, de forma a garantir a drenagem adequada à rua.

Importante via de circulação: A Augusto Scaraboto recebe diariamente cerca de 14 mil caminhões, que trafegam pelo porto e área industrial do Município, transportando 30% da produção nacional para embarque.

CANAL

“O berço (fundo) do canal, construído a 1,5 metro de profundidade, foi feito de rachão. Acima dessa camada foi assentado o gabião, atualmente com 140 m², estrutura em aço em formato de caixa, preenchida com pedras”, explicou Guilherme Wingerter, técnico em edificações da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos).
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Detalhes da estrutura de gabião

Essa estrutura, prosseguiu, é usada para conduzir a água de forma controlada e eficiente, evitando a erosão do solo. Já o rachão, constituído por pedras de vários tamanhos, funciona como camada de apoio para a construção do canal, fornecendo estabilidade, resistência e capacidades de drenagem.

“A maior parte da água das chuvas será represada e escoada para o lençol freático, enquanto a outra parte será drenada normalmente pela tubulação que está sendo instalada.”

O projeto de melhoria da drenagem será complementado com intervenções a cargo da Autoridade Portuária de Santos (APS) em área de sua responsabilidade.

PROJETO

O projeto da Prefeitura tem por objetivo melhorar o fluxo de veículos na entrada e saída da Alemoa e do porto, que não contam com um acesso rodoviário direto atualmente.

“As obras proporcionarão melhor fluidez para entrada e saída na Alemoa Industrial”, frisou Fabrício Cardoso, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Santos.

Ele lembra, entretanto, que as intervenções não substituem o acesso direto ao porto, proposta em planejamento, que envolve a Prefeitura, APS, Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), Governo do Estado e Ecovias, entre outros.

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Trechos em obra no viaduto

OBRAS

A cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência eletrônica pública, e com prazo contratual até outubro, o projeto abrange intervenções na Augusto Scaraboto e no entorno do Viaduto Paulo Bonavides.

As obras, iniciadas em abril, envolvem também renovação asfáltica em 9.784,84 m² e pavimento rígido de concreto nos 3.052,50 m² de trechos com curvas acentuadas e nos acessos para os terminais e galpões. Serão construídas bocas de leão, e bocas de lobo simples e duplas, e os postos de visita serão nivelados.

A via terá 3.260,37 m² de superfície regularizada e compactada, com execução de 3.173,80 m² de passeio em concreto desempenado mecanicamente, no padrão Calçadas para Todos. Outros 25,50 m² serão recobertos com piso em ladrilho hidráulico podotátil.

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Iluminação e ajardinamento previstos

As intervenções envolvem ainda a instalação de 34 luminárias em LED, com vida útil mínima de 50 mil horas; limpeza e regularização de 9.207,23 m² de áreas para ajardinamento, que receberão placas de grama esmeralda.

Estão previstas também sinalização viária em alumínio composto, instalação de alambrado em tela de aço galvanizado em 1.080 m² das partes inferiores do viaduto e de gradil de tela eletrosoldado em 75 m², no final do elevado, para proteção e direcionamento dos pedestres.

APROVAÇÃO E INVESTIMENTO

Antiga reivindicação dos trabalhadores, o projeto de melhorias na via de saída do viaduto da Alemoa representa um investimento de R$ 13.980.000,00, sendo R$ 10.651.467,72 recursos do Estado e o restante, contrapartida da Prefeitura.

A concretização desse projeto é resultado de uma reunião realizada em setembro de 2023 entre o prefeito Rogério Santos, o governador Tarcísio de Freitas, lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), e representantes da categoria, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O início das obras foi precedido de reuniões para definição e desenvolvimento do plano de ação entre a empreiteira, CET, Autoridade Portuária de Santos (APS), Guarda Portuária, representantes da Associação de Melhoramentos da Alemoa (AMA) e lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), entre outros envolvidos.

Esta iniciativa contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
  • ODS 10 – Redução das Desigualdades
  • ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Conheça os outros artigos dos ODS.
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