Sexta, 23 Mai 2025

Durante evento, 11 novas empresas e entidades assinam a Carta de Compromisso com a Diversidade

image004Diversidade

A Autoridade Portuária de Santos (APS) participou da segunda edição do Porto Diverso, que reuniu, centenas de profissionais do setor portuário com o objetivo de discutir estratégias para promover ambientes de trabalho mais inclusivos. Neste ano, o evento trouxe como eixo central a Igualdade Étnico-Racial.

No evento, onze empresas e entidades assinaram a Carta de Compromisso com a Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DIEP), reforçando o engajamento do setor com práticas inclusivas.

Na abertura do 2º Porto Diverso, o diretor de Operações da APS, Beto Mendes, ressaltou o compromisso e os esforços da APS com a promoção da diversidade. "Este auditório mostra que estamos conseguindo avançar", afirmou Mendes, referindo-se ao público composto majoritariamente por mulheres e pessoas negras. Mendes lembrou que a APS conta com um Comitê de Diversidade, que participou da organização do evento.

O Porto Diverso, cuja primeira edição foi realizada em maio de 2024, é organizado pelo Grupo RH Porto Baixada — rede de profissionais de Recursos Humanos de empresas portuárias da região. A diretora de Sustentabilidade do Ministério dos Portos, Larissa Carolina Amorim dos Santos, também participou do evento. "Quando iniciei minha trajetória no setor, via poucas mulheres em eventos como este. Ficou muito feliz em ver que hoje somos maioria aqui", destacou.

A Igualdade Étnico-Racial, eixo central da segunda edição do Porto Diverso, é tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18. O ODS 18 é uma iniciativa voluntária do Brasil para colocar o combate ao racismo no centro dos esforços para o desenvolvimento sustentável no âmbito da Agenda 2030, da ONU.

A programação do Porto Diverso foi finalizada com a palestra magna da filósofa Djamila Ribeiro, autora e referência nacional em estudos sobre feminismo negro.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!