Segunda, 19 Mai 2025

Com foco no fortalecimento da indústria baiana, o encontro promovido pelo Instituto destacou como a qualidade e a inovação podem transformar desafios regionais em oportunidades de crescimento sustentável.

IQA logo 25 anos e1591740406522Imagem: Na boleia.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva promoveu, no dia 14 de maio, no auditório do SENAI Lauro de Freitas, o evento "Qualidade e Inovação: Impulsionando a Competitividade no Estado da Bahia", que reuniu profissionais, especialistas e entidades do setor produtivo regional em um encontro voltado ao fortalecimento da indústria baiana a partir da valorização da qualidade como vetor de competitividade.

Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Bahia (Senai BA), da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes (Abipeças-Sindipeças), do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado da Bahia (Sincodiv-BA) e do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado da Bahia (Sindirepa-BA), foram destacadas as oportunidades geradas pelos novos investimentos no Estado, reforçando o papel da inovação e da qualificação na preparação de fornecedores locais para atender à demanda crescente.

"Muitos investimentos foram anunciados para o Estado da Bahia nos setores automotivo e petroquímico. Isso gera muitas oportunidades para fornecedores locais, porém há duas palavras de ordem para que sejam aproveitadas: qualidade e competitividade", destacou Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

Durante a palestra de abertura, Marcelo Azoubel, gerente de unidade do Senai BA e representante da FIEB, chamou a atenção para a necessidade de revalorizar o ensino técnico no Brasil. "Temos que nos atentar para a retenção de talentos nas empresas e no país. Um dos principais caminhos para isso é a valorização do ensino técnico", afirmou.

Marcelo Sena relembrou iniciativas passadas na região, promovidas em parceria com o IQA e o Sindipeças, que impactaram positivamente até setores fora da indústria, como a agricultura. "Recordo-me de um fazendeiro que treinamos em Lean Manufacturing, comentando, tempos depois, que teve resultados incríveis ao implementar a metodologia em suas plantações."

A programação incluiu, ainda, uma mesa-redonda sobre os desafios regionais para a qualificação de fornecedores e o papel da qualidade como ferramenta estratégica. Valeriano Santana, presidente do Sincodiv-BA, reforçou o compromisso do setor de concessionárias em se adaptar às transformações do mercado. "Nosso setor (concessionárias) não está preocupado com tantas mudanças em andamento. Treinamos nossos profissionais e nos adaptamos. O grande desafio envolve o custo Brasil."

Já Maurício Freitas, presidente do Sindirepa-BA, ressaltou o impacto prático das ações do IQA na região. "Quantas ideias e possibilidades o IQA traz para a região. Só por discutirmos o tema qualidade nesse evento já vislumbrei muitas possibilidades. Anos atrás, ao certificar a retífica que sou proprietário, tivemos resultados muito significativos."

O evento teve como público-alvo profissionais das áreas de qualidade, produção, logística e inovação ligados à cadeia automotiva e de mobilidade, incluindo setores como combustíveis, lubrificantes e infraestrutura para veículos elétricos. A iniciativa reforçou a importância do diálogo entre indústria, entidades formadoras e representantes setoriais para o avanço sustentável da competitividade regional.

Sobre o IQA: Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade. A partir de certificações, treinamentos, estudos técnicos e metodologias inovadoras, o IQA promove melhorias contínuas que atendem às necessidades das empresas e da sociedade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!