Terça, 06 Mai 2025

Mais de 100.000 MWh foram compensados

handler
Divulgação

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, conquistou pelo terceiro ano consecutivo a certificação I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável, na sigla em inglês), que atesta o consumo de energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.

O mais recente certificado, referente ao ano de 2024, confirma a compensação de 112.518 MWh, energia gerada especificamente por usinas hidrelétricas. "O consumo de energia no Terminal cresceu 40% no comparativo entre 2023 e 2024, e já prevíamos esse incremento graças aos recentes investimentos em infraestrutura e eletrificação de equipamentos. Por isso, desde 2022, firmamos o compromisso de comprar energia exclusivamente de fonte renováveis, pois acreditamos que o setor logístico portuário tem um papel imprescindível na transição para uma economia mais verde, e o Terminal reconhece o seu papel neste cenário, traçando metas cada vez mais ambiciosas neste sentido", comenta Kayo Zaiats, gerente de meio ambiente da TCP.

Um dos principais fatores que aumentaram o consumo de energia foi a conclusão da expansão da área para armazenagem de contêineres refrigerados (reefer). Com um aumento de 45% no número de tomadas, que passou de 3.624 para 5.268, a TCP possui o maior pátio reefer da América do Sul e é líder nacional na movimentação de carnes e congelados, registrando uma participação de mercado de 40,1% no segmento, no primeiro bimestre de 2025.

A conversão de equipamento movidos a diesel para grupos geradores elétricos também gerou impacto: no ramal ferroviário que acessa o Terminal, três guindastes RTGs foram eletrificados. Pesando mais de 150 toneladas e com uma altura maior que a de um prédio de 8 andares, essas três máquinas deixaram de emitir juntas um volume de gás carbônico equivalente ao consumo de 369 carros ao longo de um ano.

No pátio de operações, que possui uma área total de mais de 480 mil metros quadrados, o transporte de colaboradores até seus postos de trabalho passou a contar com um novo ônibus 100% elétrico, modelo D9W 20.410, da marca chinesa BYD. Totalmente silencioso e com autonomia de 250 km por carga, o veículo conta com um sistema de freios regenerativos, que auxilia no carregamento da bateria sempre que o veículo freia. Até o final 2025, mais um ônibus elétrico deve integrar a frota do Terminal.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!