Sexta, 25 Abril 2025

Evento Desembaraça SP na Intermodal South America 2025 debate desafios e avanços do setor com foco em digitalização e integração de tributos

54472209495 4db461f793 zImagem: Intermodal SA

São Paulo, abril de 2025 – O Brasil avança rumo à modernização do setor aduaneiro com a adoção de novas tecnologias e processos que visam desburocratizar o comércio exterior. O tema foi destaque durante o Desembaraça SP, ciclo de palestras realizado nos dias 23 e 24 de abril na Intermodal South America 2025, maior feira de logística, transporte e comércio exterior da América Latina.

Organizado pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp), o evento reuniu especialistas, autoridades públicas e profissionais de diversas empresas para discutir os impactos do Novo Processo de Importação (NPI) e da automação do ICMS em São Paulo. As mudanças fazem parte de uma estratégia nacional para centralizar dados e procedimentos no Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex), promovendo mais agilidade e segurança nas operações.

Para José Carlos Raposos Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), as transformações são irreversíveis: “O Novo Processo de Importação no Brasil é algo que não tem volta, assim como foi o Portal Siscomex, que causou estranheza no início, mas hoje o comércio exterior do nosso país entraria em colapso sem ele. O que me preocupa é a reposição de pessoal especializado no setor público, ainda que hoje exista a Inteligência Artificial e outras tecnologias que permitem a fiscalização remota”, afirmou.

Barbosa também destacou o papel estratégico do Brasil no comércio internacional:“Temos os maiores portos, empresas de aviação, de carga, e de software – um potencial que atrai empresas internacionais. O comerciante brasileiro está se posicionando fora do país, mas precisamos começar por aqui”, concluiu.

Em 2024, o comércio exterior brasileiro movimentou quase US$ 600 bilhões, e o país registrou o segundo maior superávit da balança comercial da história – um contexto que reforça a urgência da modernização aduaneira para manter a competitividade global.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!