Quinta, 24 Abril 2025

Technomar Engenharia, que nasceu com DNA USP, também aposta em ampliar atuação em monitoramento portuário com software próprio que compila e trata dados de navegação marítima.

unnamedDivulgação

São Paulo, abril de 2024. A Technomar Engenharia, empresa de tecnologia e inovação digital marítima e portuária, que possui o selo DNA USP e foi criada em 2002 com a missão de desenvolver soluções personalizadas para desafios na engenharia naval e oceânica, segue ampliando sua presença no setor de simuladores e projetos portuários — segmentos em que ocupa posição de liderança no Brasil. Este ano, a companhia avança em seu processo de expansão com a implementação de quatro novos ambientes dedicados à simulação de navegação, instalados em sua sede, em São Paulo.

O TMS® – Technomar Maritime Simulator, é o primeiro simulador de manobras marítimas e hidroviárias do hemisfério sul a obter, em 2020, a certificação internacional classe A da DNV, importante entidade classificadora internacional. A solução foi desenvolvida com tecnologia própria da empresa e é planejada, configurada e instalada pela Technomar também em centros de simulação e treinamento para clientes, atendendo às necessidades específicas de cada parceiro. Na sede da companhia, foram inaugurados, em abril deste ano, quatro centros: dois simuladores full misson (com visão 310º e 360º) e dois part task (180º e 210º).

"Por meio dos simuladores de navegação nossos clientes têm acesso a ambientes virtuais completos, representando os portos, terminais, embarcações e condições ambientais que permitem treinar suas equipes e simular situações complexas de manobra. Com os novos simuladores na nossa sede, podemos ampliar o atendimento aos clientes e parceiros que precisam atestar e validar manobras junto às principais entidades reguladoras do setor, comenta Fabiano Rampazzo, diretor de Negócios da Technomar.

A utilização da tecnologia permite que os profissionais aumentem o nível de segurança antes de colocar em prática os projetos, pois é possível simular diferentes cenários de manobras sem causar incidentes reais. "Trata-se de um recurso que, ao mesmo tempo, reduz riscos operacionais e viabiliza novas oportunidades de negócios", explica Felipe Rateiro, diretor de monitoramento da Technomar.

Em 2024 a Technomar realizou o primeiro movimento de internacionalização com a instalação de um simulador de manobras no Paraguai, para a Hidrovias do Brasil. Em 2025, a empresa pretende ampliar a presença no exterior — atualmente já são 17 centros de simulação espalhados pelo Brasil. "A América Latina tem um potencial e uma representatividade importante no setor marítimo e portuário. Expandir os negócios para países estratégicos dentro do nosso campo de atuação é algo que já estava no nosso radar e começamos a colocar em prática recentemente", conta Vinicius Vaguetti, sócio responsável por Simuladores.

Inovações no Software de Monitoramento Portuário é a aposta para 2025

Além dos simuladores de navegação de última geração, a Technomar desenvolve também sistemas VTS/VTMIS e LPS para monitoramento portuário e de frotas de embarcações, a fim de aprimorar a segurança das manobras realizadas por navios em portos e embarcações offshore.

A empresa é responsável pelo Technomar Traffic Service, software desenvolvido com as mais recentes tecnologias de mercado para compilação e tratamento de dados de navegação marítima. Por meio desse sistema, é possível disponibilizar modernos dashboards com os principais indicadores da operação portuária e gerar estatísticas de não conformidade de navegação, assim como indicadores de eficiência operacional e recursos de playback de manobras para estudos de incidentes e treinamentos.

"Nossa tecnologia oferece monitoramento em tempo real com notificações em diversos canais, como software, e-mails, WhatsApp e até chamadas de emergência. Com isso, é possível monitorar simultaneamente as atividades e aumentar a segurança e a eficiência das operações offshore dos nossos parceiros", explica Edgard Malta, diretor de engenharia na empresa.

Além desses recursos, o software pode ser um diferencial para os negócios dos clientes, pois a solução pode ser utilizada também pensando em funcionalidades comerciais, como por exemplo a visualização do market share dos usuários do porto e a geração de dados em tempo real e de maneira automatizada para cobrança de tarifas portuárias. São diferenciais que podem alavancar os negócios da empresa.

Sobre a Technomar Engenharia: A Technomar surgiu em 2002 com a missão de criar soluções personalizadas para desafios na Engenharia Naval e Oceânica, buscando resolver as questões técnicas e práticas de seus clientes. Com uma equipe qualificada e mais de duas décadas de experiência, a empresa possui mais de 250 projetos desenvolvidos para portos e offshore, realizou mais de 4 mil horas de simulações em parceria com clientes e atuou em mais de 15 estados brasileiros. Tem também 17 centros de simulação instalados em parceiros comerciais. Destacando-se pela inovação, a Technomar possui o selo DNA USP e oferece uma gama de produtos e serviços tecnológicos, sendo uma referência nas áreas de monitoramento portuário (LPS/VTS), monitoramento offshore, simuladores de navegação, simulações de manobrabilidade, além de projetos de engenharia e inovação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!