Sistema digital de integração portuária promete modernizar operações e atrair mais cargas para o Litoral Norte paulista
Imagem: Intermodal SA
O Porto de São Sebastião, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), marcará presença na Intermodal South America 2025 com o lançamento do protótipo do Port Community System (PCS), sistema digital que representa mais modernização, agilidade e segurança nas operações portuárias. O evento acontece de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo, e o estande do Porto será o H103.
PCS - Com funcionalidades que incluem agendamento de atracação de navios, controle de acesso de veículos e pessoas, gerenciamento de armazenagem e rastreamento de cargas em tempo real, além de integração com sistemas governamentais, o sistema permitirá o compartilhamento estruturado de informações entre todos os envolvidos nas operações, reduzindo erros, atrasos e custos logísticos. A expectativa é que, com a implantação plena do PCS, o Porto de São Sebastião se torne mais competitivo e preparado para absorver novos volumes de carga. A experiência internacional demonstra que portos com sistemas digitalizados conseguem elevar sua eficiência operacional, além de reforçar a segurança, a rastreabilidade e a confiança junto aos operadores e investidores.
O protótipo do Port Community System estará em exibição no estande da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS)
No dia 23/4, às 14h, a equipe técnica do Porto fará uma apresentação sobre o funcionamento do sistema e as principais inovações no estande da Companhia Docas de São Sebastião.
Outros projetos estratégicos - Além do protótipo do Port Community System (PCS), outros projetos estratégicos também serão apresentados na feira. Um deles é o credenciamento de área de apoio logístico portuário, voltado à criação de pátios reguladores e espaços de suporte ao transporte rodoviário de cargas. O objetivo é organizar o fluxo de caminhões, oferecer mais conforto aos caminhoneiros, melhorar a logística urbana, reduzir os impactos no tráfego local e minimizar a emissão de gases de efeito estufa.
Outro destaque é o projeto de arrendamento do terminal multipropósito SSB01, uma área estratégica que será ofertada à iniciativa privada, responsável por realizar investimentos voltados à ampliação da capacidade operacional do Porto e à diversificação do perfil de cargas movimentadas.
Administrado pelo Governo do Estado de São Paulo, o Porto de São Sebastião vem consolidando sua posição como uma infraestrutura essencial para a logística regional, exercendo um papel relevante na conexão entre o Litoral Norte, o Vale do Paraíba, a Região Metropolitana de São Paulo e o sul de Minas Gerais.
Serviço:
Evento: Lançamento do protótipo do Port Community System (PCS) na Intermodal South America 2025
Local: Distrito Anhembi – São Paulo (SP) - 🔗 Link
Estande: Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) - H103
Data: 23/04
Horário: 14h