Três edições do treinamento de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola foram destaques nesta semana (dias 07 e 08) no extremo-oeste catarinense. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, Fetrancesc e SEST SENAT, com o apoio do Sindicato Rural de São Lourenço do Oeste.
Um dos treinamentos foi ministrado na Prefeitura de São Lourenço do Oeste.
Imagem: Divulgação.
Duas capacitações ocorreram em São Lourenço do Oeste (uma na cidade e outra na Linha Planalto) e uma em Novo Horizonte. Com carga horária de quatro horas/aula, os treinamentos visam capacitar produtores rurais sobre a legislação vigente, o que contribui para aumentar a segurança nas estradas, prevenindo acidentes e infrações e promovendo a profissionalização do setor.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, Nelso Luiz Moresco, realçou a relevância da parceria entre Sistema Faesc/Senar, Sest/Senat e Fetrancesc e agradeceu a oportunidade de sediar as capacitações na região.
"Tivemos três encontros bastante produtivos, que contaram com a presença de produtores, lideranças e representantes de entidades. Foram momentos de grande importância, nos quais as leis e normas vigentes foram esclarecidas, o que proporciona mais segurança a todos. Para nós, foi fundamental sediar esses eventos, especialmente porque a SC-157 — rodovia que conecta os três estados do Sul — tem apresentado aumento significativo no tráfego. Essa legislação veio justamente para esclarecer diversos pontos e contribuir para que esses espaços compartilhados por todos os cidadãos se tornem cada vez mais seguros."
Os treinamentos foram ministrados pelo instrutor de formação profissional do SEST SENAT, Fernando Burg, e contaram com o acompanhamento da supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra.
Em nome das entidades parceiras, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, e a diretora de unidade do SEST SENAT de Florianópolis, Patrícia Ferreira, reforçam o convite aos produtores que utilizam as rodovias para o transporte de máquinas e equipamentos agrícolas para que aproveitem essa oportunidade, oferecida gratuitamente em todas as regiões do Estado.